Café da manhã nota 10 tem planejamento, infraestrutura e criatividade

É necessário planejamento, infraestrutura e criatividade por parte do setor gastronômico do hotel, para a oferta de um cardápio de café da manhã variado e elegante

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No Brasil, o turismo está em expansão. É cada vez mais comum encontrarmos nos hotéis de todas as localidades pessoas de diferentes nacionalidades, com hábitos e costumes diferentes. Para atender, de forma satisfatória, os desejos e anseios de pessoas com perfis diferentes, é preciso que o setor gastronômico do hotel (do qual o café da manhã faz parte) esteja preparado. Essa preparação não envolve apenas as produções gastronômicas, mas, também, os materiais necessários para a produção e muita criatividade para uma excelente apresentação dos alimentos. “É necessário planejamento, infraestrutura e criatividade para a oferta de um cardápio de café da manhã mais variado e elegante”, afirma Anderson Luiz Silva, professor do Curso a Distância CPT Montagem e Gerenciamento de Café da Manhã de Hotel, em Livro+DVD e Curso Online.

Basicamente, existem dois fatores principais que influenciam no dimensionamento da infraestrutura necessária para o fornecimento do café da manhã de forma eficiente: perfil dos hóspedes e o número de unidades habitacionais do hotel. Em relação ao perfil dos hóspedes, como é de se esperar, observa-se que se trata de pessoas com hábitos e necessidades bem variadas. Existe um grupo de hóspedes que nem tem tempo para tomar café; outro de pessoas que tomam café nos primeiros instantes, após a abertura do salão. Existem aqueles que preferem ir ao salão momentos antes do encerramento do evento para tomar o seu café; e também um grupo de pessoas que fazem desse evento um momento prazeroso e de descontração, encontrando tempo para tomar o seu café, com tranquilidade, e até ler um jornal, uma revista ou assistir a um programa de TV. Porém, de maneira geral, podemos classificar os hóspedes em dois grupos bem distintos, quando o assunto é o planejamento para servir o café da manhã. São eles:

1) Pessoas em férias


Normalmente, esse grupo é formado por pessoas que exercem atividades produtivas o ano todo e, no período de férias, reúnem-se grupos familiares ou de amigos e escolhem um hotel, inserido em um roteiro turístico, para passar as férias. Portanto, trata-se de pessoas em descanso, curtindo férias e por isso é preciso, acima de tudo, paciência e muita atenção. Em média, gastam de 30 a 45 minutos para tomar café, o que demanda mais atenção por parte do pessoal do atendimento no café da manhã.

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2) Executivos


Sabemos, por experiência, que os hóspedes executivos têm pouco tempo e paciência para tomar um café da manhã completo. Em geral, servem-se rapidamente, de itens básicos, tomam o café e se ausentam do salão para dar início à jornada de atividade diária. Alguns buscam rapidamente informações que lhes interessam, em jornais escritos ou televisivos. Portanto, são pessoas que estão no hotel a trabalho e que devem ser atendidas o mais rápido possível, lembrando que conduta deve ser sempre pautada em ética e boas maneiras.

Outro ponto a ser considerado é que sempre existe a possibilidade de alguns hóspedes demonstrarem preferências por algum tipo de alimento específico, que precise ser preparado na hora, de acordo com o seu desejo, por exemplo tomar um café descafeinado, comer um ovo de três minutos (ovo quente), consumir um cereal com nozes, um iogurte natural, entre outros. Situações dessa natureza necessitam não apenas da matéria-prima (ingrediente) para a preparação do alimento, mas, também, de utensílios adequados para servi-lo, os quais deverão fazer parte do acervo de materiais do setor de alimentos e bebidas do hotel. Todos esses fatores influenciam na definição do material necessário que deverá compor a infraestrutura do salão de café da manhã do hotel.

Outro aspecto que influencia diretamente é a capacidade do hotel. Quanto maior o número de unidades habitacionais, maior deverá ser o número de itens que compõem os materiais necessários.

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Por Silvana Teixeira.

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