
A procura dos hotéis por profissionais habilitados para exercer atividades diversas tem sido cada vez maior e constante, devido ao enorme crescimento turístico no país. Atraídos por suas incontáveis belezas naturais e cenários diversos, pessoas vêm do mundo inteiro visitar as terras brasileiras e, neste momento, os hotéis devem estar devidamente preparados para recebê-los. Diante de tamanha procura por mão de obra capacitada, destaca-se a figura do Barman. O trabalho do bartender é de suma importância dentro do ramo da hotelaria, assim como em bares e restaurantes, pois, a venda de bebidas em dose e de coquetéis dá uma grande lucratividade para esses estabelecimentos. Será ele, o Barman, então, o grande responsável de apresentar aos ilustres visitantes os deliciosos sabores do Brasil, preparando-lhes as mais inusitadas bebidas tropicais.
Para exercer a atividade de Barman, no entanto, não basta apenas entender um pouco da profissão. É necessário que o candidato à vaga de emprego, entre inúmeras outras qualidades, possua treinamento profissional, habilidades manuais, criatividade, bom senso, boa postura, boa comunicação e excelente desenvolvimento profissional, além saber preparar, é claro, maravilhosos drinks e sucos. Os turistas experimentarão uma sensação única, jamais encontrada em qualquer outra parte do mundo e levarão consigo as maravilhosas lembranças das bebidas degustadas. O resultado? Essa é a melhor parte. Hóspedes satisfeitos voltam sempre, fazem propaganda positiva do hotel, elogiam o trabalho recebido dos profissionais da casa e, ainda, dão boas gorjetas. O profissional Barman, automaticamente, tem seu reconhecimento profissional garantido e o hotel poderá contar com mais um atrativo para encantar, cativar e atrair a clientela.

Ser um Barman de sucesso significa ter conhecimento e total maestria para exercer suas atividades. Foto: Praytino
Ser um Barman de sucesso significa ter conhecimento e total maestria para exercer suas atividades. No exercício desta função, o profissional deverá entender toda a organização de um bar, como equipamentos, utensílios, bebidas e os ingredientes usados no preparo dos coquetéis. Deverá entender e saber produzir todas as categorias de drinks (long, short ou hot), suas modalidades (montados, batidos e mexidos), a finalidade e, ainda, a classificação de cada um deles (estimulantes do apetite, digestivos,refrescantes, nutritivos e estimulantes físicos). O bartender deve saber fazer pelo menos os mais populares para se inserir no mercado de trabalho.
O CPT desenvolveu um Curso especialmente para a capacitação de Bartenders (Barman e Barwoman). Confira o programa abaixo e alcance o tão sonhado sucesso na carreira:

O bartender deve saber fazer pelo menos os mais populares para se inserir no mercado de trabalho. Foto: Orijinal
CURSO TREINAMENTO DE BARTENDER - BARMAN / BARWOMAN
Programa do Curso:
- Origem dos coquetéis
- Origem do termo cocktail
- O curso Treinamento de Bartender
- O bar
A origem do termo Bar
Tipos de bar
- Atribuições do bartender
Atribuições e formação
Apresentação pessoal
Requisitos comportamentais e valores morais
Regras de conduta
Relacionamento com o cliente
- Equipamentos e utensílios usados no bar
Tipos de copos
- Classificação das bebidas
Fermentação
Destilação
Infusão
Alambiques
Bebidas mais importantes
Valor calórico das bebidas alcoólicas
- Outros ingredientes
- Organização do bar
Mise-en-place do bar
- Confecção de elementos decorativos
- Classificação dos coquetéis
Categoria de coquetéis
Modalidade de coquetéis
Finalidade dos coquetéis
Grupos ou famílias de coquetéis
- Receitas
- Cardápio do bar e fixação de preços
Elaboração do cardápio
Fixação de preços
Por Silvana Teixeira
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.