WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Administração de hotéis e seus setores

A administração de um hotel trata do planejamento de ações, da organização dos processos e do controle do trabalho de todos os funcionários, para atingir os objetivos da empresa

É o gerente que coordena o trabalho de todos os outros tendo como função garantir que todos os departamentos funcionem perfeitamente.

É o gerente que coordena o trabalho de todos os outros, tendo como função garantir que todos os departamentos funcionem perfeitamente.

O setor de hotelaria está vivendo um período de grande expansão, no Brasil e no mundo, em função do grande crescimento da indústria turística. Nesse contexto, uma administração eficiente é imprescindível para o sucesso do estabelecimento. A gestão de um hotel trata do planejamento de ações, da organização dos processos e do controle do trabalho de todos os funcionários, para atingir os objetivos da empresa.

A concorrência acirrada, a modificação dos hábitos dos clientes e a globalização são desafios que devem ser enfrentados pelos estabelecimentos de hospedagem e, mais diretamente, pelos profissionais que os administram. Para acompanhar a velocidade das transformações que ocorrem no mercado, o administrador deve, constantemente, buscar informações que contribuam para o planejamento e a definição dos objetivos da empresa.

O papel do gerente

O hotel, como qualquer empreendimento de outra atividade, necessita, para manter-se de pé e competitivo, não apenas de uma estrutura técnico-administrativa, mas especialmente de um profissional que faça essa estrutura fluir por meio do exercício de sua capacidade de liderar pessoas e talentos. Essa pessoa, naturalmente, é aquela a quem é atribuído o cargo de gerente geral do hotel.

É ele o administrador, que coordena o trabalho de todos os outros gerentes, tendo como função garantir que todos os departamentos funcionem perfeitamente e gerem receitas. Sua atuação de forma eficiente é fundamental para o sucesso do hotel.

ferramentas de marketing possibilitam captar os desejos e as necessidades do público-alvo.

As ferramentas de marketing possibilitam captar os desejos e as necessidades do público-alvo.

Marketing para hotel

A administração de marketing refere-se ao processo de planejar e executar a concepção, o estabelecimento de preços, a promoção e a distribuição de ideias, bens e serviços a fim de criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais. Isso tudo sempre visando a satisfação do cliente.

Para isso, é preciso conhecer quais são as necessidades e as demandas desses clientes. As ferramentas de marketing possibilitam captar os desejos e as necessidades do público-alvo. Com isso, os serviços e produtos podem ser adaptados para atendê-lo. É preciso conhecer e se antecipar às necessidades e desejos dele.

Funcionamento do setor de alimentos e bebidas

No contexto da receita global, o setor de alimentos e bebidas tem uma grande importância, por representar, no mínimo, 25% da receita do hotel

No contexto da receita global, o setor de alimentos e bebidas tem uma grande importância, por representar, no mínimo, 25% da receita do hotel

Esse é um setor que foge às características da hospedagem propriamente dita, por se constituir de uma prestação de serviços (atendimento no restaurante, por exemplo) e também num setor de transformação de matéria prima (por exemplo, a cozinha). No contexto da receita global, o setor tem uma grande importância, por representar, no mínimo, 25% da receita do hotel e contribuir para atrair eventos que, por sua vez, acabam carreando hóspedes.

É um setor de atividades complexas e envolve custos relativamente altos, se comparados à hospedagem, mas não deixa de ter o seu “glamour” quando bem trabalhado. Gerenciar o departamento de alimentos e bebidas de um hotel é mais complexo do que gerenciar um simples restaurante. Muitas vezes, é considerada uma área crítica da gestão hoteleira. Por isso, muitos hotéis acabam terceirizando esse setor, o que pode comprometer sua imagem.

Em hotéis pequenos e pousadas, geralmente, o serviço de alimentos e bebidas se resume ao café da manhã e ao minibar. Há características do setor que são exclusivas da hotelaria, como o serviço de quarto, banquetes, catering e serviço de bebidas alcoólicas.

Atribuições da controladoria

A controladoria é um setor essencial do hotel. Não existe um trabalho hoteleiro sem a participação desse departamento.

O gerente geral é basicamente responsável pelo desempenho financeiro do hotel onde trabalha. Para que o desempenho seja favorável, é preciso gerar níveis de vendas apropriados e gerenciar ou controlar adequadamente todos os recursos financeiros.

A controladoria é um setor essencial do hotel. Não existe um trabalho hoteleiro sem a participação desse departamento. As principais atividades exercidas por ele são registros contábeis, elaboração de orçamentos, balancetes e balanços,  controles diversos, administração de recursos disponíveis e realizáveis, e administração das obrigações do hotel para com terceiros, por meio do seu fluxo de caixa.

Todos os setores administrativos, como compras, almoxarifado, recursos humanos, segurança, manutenção, além dos caixas setoriais e correntistas, na maioria dos hotéis, estão subordinados a esse departamento.

Por: Patrícia Tristão.

Como administrar hotéis

 

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Zenita Almeida

22 de mar. de 2016

Atuo na área de Hotelaria e Turismo como Facilitadora. Gosto dos cursos de vocês e já comprei quase todos. O problema é que você não se atualizam. Há anos, vendem os mesmos cursos, que por sinal já estão defasados para a nossa realidade. Será que não seria hora de vocês investirem em materiais mais atuais? Eu seria a primeira a comprar. Aqui fica a sugestão. Um abraço Zenita

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de mar. de 2016

Olá Zenita,
 
É com prazer que recebemos seu comentário e aproveitamos a oportunidade para lhe dizer que nós, do Cursos CPT, visando sempre o sucesso e a capacitação de nossos alunos, estamos lançando mensalmente novos cursos, nas mais diversas áreas do conhecimento.

Atualmente, contamos com mais de 800 cursos distribuídos em 70 áreas.
 
Na área de Hotelaria e Turismo, que a senhora comentou, destacamos os seguintes lançamentos:
 
- Curso Montagem e Gerenciamento de Café da Manhã de Hotel
 
- Curso Preparação e Montagem de Cafés e Tábuas de Frios
 
- Curso Segredos do Vinho - Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização
 
- Curso Montagem e Decoração de Pratos - Food Styling
 
Além do acervo descrito acima, sugerimos vários cursos na área de Gestão Empresarial de importante ajuda para quem opta por esse segmento do comércio, como:
 
- Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança
 
- Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado
 
Aproveitamos para convidá-la a visitar em nosso site a Seção Novos Cursos e, também, a Seção Todos os Cursos. Nelas, você ficará por dentro dos Cursos de seu interesse.
 
Para sua capacitação profissional, conte sempre com os Cursos CPT.
 
Abraços

Ana Carolina dos Santos

clebio carvalho dos santos

14 de nov. de 2013

Muito boas as dicas profissionais

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de nov. de 2013

Olá, Clébio!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos muito felizes que você tenha gostado do nosso curso.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

idalécio rezende dezuani

28 de abr. de 2013

Tenho um hotel em fase de construção de 21 quartos, queria algumas informações básicas do que precisaria para ser um negócio de alta rentabilidade.

Resposta do Portal Cursos CPT

30 de abr. de 2013

Olá, Idalécio!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Conheça algumas dicas importantes:

* governança: limpeza dos apartamentos e da área pública do hotel, serviço de lavanderia e rouparia;

* recepção:reservas, check-in e check-out dos hóspedes, controle do status dos apartamentos, atendimento dos hóspedes, controle de citas e caixa;

* segurança: zelar pela segurança dos hóspedes, visitantes e funcionários;

* alimentos e bebidas: pode-se servir somente o café da manhã, ou oferecer, também outras refeições, como almoço, jantar, banquetes, coquetéis;

* manutenção: fazer a prevenção e manutenção do interior e do exterior do estabelecimento, e também dos equipamentos;

* marketing e vendas: para realizar todas as atividades ligadas ao marketing, pulicidade e vendas.

Para mais informações o CPT - Centro de Produções Técnicas, possui o curso Como Administrar Hotéis, que poderão lhe auxiliar.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!