Na hoteleira, o termo conhecido como check-in é designado para a entrada do hóspede em um hotel. Geralmente, quem o recebe é a recepcionista, que tem a tarefa de conferir a reserva, fazer o preenchimento do boletim de ocupação hoteleira, fazer a apresentação das acomodações ao hóspede, bem como a entrega das chaves, entre outros.
“Entretanto, para que tudo corra bem durante o check-in, é necessário seguir alguns passos importantes. Para isso, a recepcionista deve adotar um comportamento padrão”, afirma o professor Lairson Lopes Sena, do Curso Treinamento em Reservas e Recepção, elaborado pelo Centro de Produções Técnicas (CPT).
Vejamos os passos abaixo:
1.Deve manter sempre a calma;
2.Deve ser agradável, simpática e eficiente;
3.Deve sorrir sempre;
4.Deve ter em mãos todas as fichas, formulários e contas atualizados;
5.Deve dar toda a atenção ao hóspede;
6.Nunca deve interromper o atendimento para conversar com outros funcionários;
7.Deve pedir licença, se precisar deixar o cliente para algum atendimento urgente;
8.Deve dar aos clientes todas as informações necessárias, mas sem excesso, para não aborrecê-los;
9.Deve seguir as regras e os procedimentos do hotel.
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Por Andréa Oliveira.
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