WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Tutorial para plantar pepino (Cucumis sativus)

O plantio de pepino pode ser feito em uma pequena área, até mesmo em vasos e jardineiras


 
Tutorial para plantar pepino (Cucumis sativus) Nas regiões com clima subtropical, o pepineiro se desenvolve muito bem e produz pepinos de alto padrão de qualidade, com bom valor comercial. Sua origem é atribuída ao oriente, com disseminação pela Europa e demais continentes. “Classificado como cucurbitácea, o pepino apresenta polpa suculenta e clara, com variedades de casca verde-escura e verde-clara”, ressalta o professor Jacimar Souza do Curso CPT de Cultivo Orgânico de Alho, Cenoura, Baroa, Beterraba e Batata — Doce. 


Cultivar pepino (Cucumis sativus) não requer manejo trabalhoso nem altos custos. Pelo contrário, o cultivo do pepineiro é simples, prático e relativamente barato. Basta irrigar e adubar a planta, bem como fazer a desbrota (corte de brotos) e controlar as ervas daninhas. O plantio da hortaliça pode ser feito em uma pequena área, até mesmo em vasos e jardineiras com 50 centímetros de profundidade.

Escolha das variedades


As principais variedades para consumo in natura são o pepino japonês, pepino Aodai e pepino caipira, que chegam a 30 centímetros de comprimento. Há também as variedades próprias para conserva, como o pepino Wiscosin SMR 18, com até dez centímetros de comprimento. Os pepineiros Aodai são os mais cultivados em todo o território nacional; já os pepineiros caipiras são cultivados essencialmente na Região Centro-Oeste.

Local de plantio


O pepineiro apresenta alto desempenho produtivo em regiões com temperaturas elevada (entre 26 e 28 °C). Já em locais com baixas temperaturas, o plantio deve ser realizado em estufas para controle da temperatura. Os solos ideais para plantio de pepino são os solos areno-argilosos, com alta fertilidade, boa drenagem e baixa acidez. Com isso, a hortaliça cresce viçosa e resistente a doenças.

Forma de plantio


No plantio, covas com dois centímetros de profundidade devem receber quatro sementes de pepineiro. Recomenda-se um espaçamento de 1,5 metro para o bom desenvolvimento das mudas de pepino (cinco dias após plantio). Ao realizar o desbaste, o número de plantas por cova não pode passar de duas. O procedimento deve ser feito quando o pepineiro apresentar duas a três folhas definitivas.

Irrigação e adubação


Os melhores sistemas de irrigação para pepineiros são o de aspersão convencional, microaspersão e gotejamento. A adubação de plantio deve ser realizada com aproximadamente 100 gramas de adubo químico, nas seguintes formulações: 4-14-8 ou 4-16-8 (NPK). Já a adubação de cobertura deve ser feita com 15 gramas de nitrogênio por pepineiro. O procedimento deve ocorrer quando iniciar a formação dos primeiros pepinos.

Início da colheita


A colheita do pepino começa 60 dias após semeadura, com duração de mais de 60 dias. Dependendo da variedade, os pepinos são colhidos quando alcançam 20 centímetros de comprimento e cor verde-clara.

Quer saber mais sobre o curso? Dê play no vídeo abaixo:

 

 

Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura. 

Leia o artigo "Controle de pragas do pepino: pulgões, brocas e mosca-das-frutas."

Fonte: revistagloborural.globo.com

Por Andréa Oliveira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Claudelina Alves Palaci

23 de abr. de 2022

Quero saber tudo sobre a hidroponia de pepino japonês faturamento geral da atividade número sobre a produção dados sobre a geração de empregos quantos produtores atividade principal ou complementar nível de gestão dados sobre exportações outras informações relevantes no contexto econômico da produção do pepino japonês

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de mai. de 2022

Olá, Claudelina! Como vai?

Verifiquei no meu sistema que a consultora da empresa já entrou em contato com você.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição. Abraço!!

Karina Theodoro

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!