WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Horta: como plantar Taro (Colocasia esculenta) de forma orgânica

O taro, também conhecido como inhame nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, pode atingir até dois metros de altura. Suas folhas são verde-escuros e têm limbo com formato de coração


 

O taro, Colocasia esculenta, também conhecido como inhame nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, é uma planta herbácea que pode atingir até dois metros de altura. Suas folhas são verde-escuros e têm limbo com formato de coração.

Os pecíolos, que são as hastes das folhas, podem ser arroxeados ou verdes. A parte utilizada é composta de um rizoma central esférico, rodeado por vários rebentos laterais, menores, revestidos por uma pele fibrosa, coberta de pequenas raízes. Geralmente, a cor da polpa é branca, mas existem variedades com a polpa mais corada, chegando até a cor de vinho.


A planta não produz sementes, talvez por causa da utilização contínua da propagação vegetativa, através dos rizomas. O ciclo de cultivo do taro orgânico é muito variável, indo de cinco até doze meses, de acordo com as variedades e as condições de cultivo.

Variedades


Existem, no mundo, numerosas variedades de taro, mas as que têm valor comercial no Brasil são poucas. Elas são divididas em dois grupos, conforme a coloração da túnica, que pode ser roxa ou branca. No Brasil, os cultivares importantes são o chinês e o japonês, que têm túnicas roxas e polpas brancas. Outra variedade que está sendo muito promissora na região Sudeste é a macaquinho, que tem rizomas menores, mais arredondados e de bom padrão comercial.

Clima


Tipicamente tropical, o Taro exige clima quente e úmido. Necessita de, pelo menos, 1.800 mm de chuvas por ano, distribuídas regularmente, boa luminosidade e temperatura na faixa de 25 a 30° C.  Produz melhor em solos leves, areno-argilosos ou fracamente arenosos.

Solo


Os solos pesados tornam difícil a emergência e o desenvolvimento das raízes. É exigente em umidade no solo, mas o terreno não pode ser encharcado. O taro orgânico pode ser plantado em terrenos de baixada, mas com solo bem drenado.

Propagação


O taro é propagado exclusivamente de forma vegetativa. A cabeça central e os “dedos” laterais menores são utilizados como mudas. Os “dedos” menores (exceto aqueles classificados como refugo) podem ter a mesma capacidade de produção que os maiores e têm menor valor no mercado, para comercialização. Por isso, sua utilização no plantio é mais favorável economicamente que a utilização de ‘dedos’ maiores. O material para plantio deve ser selecionado e separado logo após a colheita. De 15 a 30 dias antes do plantio, os rizomas devem ser amontoados e cobertos com palha seca, para indução da emissão de raízes e brotações. Se necessário, devem ser irrigados diariamente, para mantê-los constantemente úmidos. Essas mudas “pré-germinadas” permitem a redução das falhas e a melhoria da uniformidade da lavoura, em comparação com mudas não germinadas.

Preparo do solo


O taro orgânico pode ser plantado em camalhões com cerca de 30 centímetros de altura, em covas individuais ou, preferencialmente, em sulcos. Em qualquer caso, as mudas devem ser colocadas de 10 a 15 centímetros de profundidade.

Horta: como plantar Taro (Colocasia esculenta) de forma orgânica 


Plantio


No Centro-Sul do Brasil, o plantio do taro é feito no início do período chuvoso, quando as condições climáticas são mais favoráveis a essa espécie. Em locais quentes, pode ser plantado o ano todo, usando irrigação na época seca do ano. O espaçamento entre linhas deve ser de 01 metro e 30 a 40 centímetros entre plantas. Os rizomas devem ser colocados de forma que as brotações fiquem voltadas para cima. Os rizomas devem ser cobertos com uma camada de 5 a 10 centímetros de terra.

Adubação


A adubação orgânica em sulcos é feita na base de um quilo de composto orgânico ou esterco de gado, por metro linear. O adubo orgânico deve ser distribuído no fundo do sulco de plantio.

Conheça os Cursos CPT, da área Horticultura, entre eles o Cultivo Orgânico de Gengibre, Taro e Inhame.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Aliete

31 de mar. de 2024

Meu Tarô está com as Folhagens amarelada nas pontas e envergando, as folhas vão se fechando. Quando molho, melhora, as folhas abrem, mas no mesmo dia, mesmo com o solo úmido, ele volta a se mostrar fraco, amarelado e com a folhagem fechando. Help!

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de abr. de 2024

Olá, Aliete! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Em breve, um de nossos consultores entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada. Nosso DDD é 31.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Roberto Augusto Nogueira Serafim

22 de mar. de 2024

Muito sugestivo, gostaria participar numa formação online com o vosso apoio

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de abr. de 2024

Olá, Roberto Augusto Nogueira Serafim! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

HILTON VICENTE GONÇALVES

18 de abr. de 2017

Boa tarde! Onde posso conseguir o Taro ou inhame japonês? Obrigado,

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de abr. de 2017

Olá Hilton,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Você pode encontrá-los em casas agrícolas especializadas em vendas de muda ou com produtores da região.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?