WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Horta - como plantar Chuchu (Sechium edule)

Horta - como plantar Chuchu (Sechium edule)

 

O chuchu (Sechium edule), também conhecido como machucho, caiota ou pimpinela, apresenta uma certa variedade de tamanhos, formas e cores. Os cultivares mais comuns têm a forma de uma pera, com 10 a 20 cm de comprimento e cor verde clara.

Ao contrário do que se imagina, o Chuchu é um vegetal rico em em fibras, possui vitaminas A, B1 e C, potássio, magnésio, fósforo e ferro. Além de conter muita água, tem baixo teor de calorias e é digestivo, o que o torna um excelente diurético, indicado ainda como auxíliar no controle de hipertensão, problemas renais e urinários.

Não bastassem essas propriedades, o chuchu é também a escolha certa para quem tem interesse em cultivar uma hortaliça fácil de produzir, rústica, que não exige tratos especiais no manejo. Ele cresce bem em pequenos espaços e nasce em qualquer lugar. Tudo o que o chuchu precisa é de um local sombreado e fresco para germinar. Apoiado em uma latada ou caramanchão, a planta se desenvolve sem dificuldades.

De sabor suave, o chuchu é utilizado na composição de saladas, refogados, recheios de tortas, suflês, sopas, doces e cremes. Para aqueles que não sabem, as raízes, que ficam a 25 centímetros de profundidade, também são comestíveis.

É uma herbácea trepadeira, com caules flexíveis e grossos. As flores são brancas e pequenas, as folhas grandes cordadas e os ramos têm a presença de gavinhas que se prendem a tudo e apoiam a planta. Seu tamanho é difícil de precisar, pois se ramifica muito e forma grandes latadas, mas deve ficar em torno de 6,0 metros de ramo principal. O caule da planta serve para fabricação de papel, e os feixes tratados são utilizados na confecção de chapéus.

A casca do Chuchu apresenta-se lisa ou com pequenos espinhos, podendo ser arredondado ou ter a forma de pera. Sua coloração é sempre verde, variando do claro ao bem escuro. A planta, oriunda do México, do tipo trepadeira, pode ser plantada em qualquer época do ano.

Como plantar Chuchu

- O chuchuzeiro é uma trepadeira que deve ser conduzida por meio de tutoramento. Com ramas longas e filamentos enrolados – as gavinhas –, desenvolve-se bem sobretudo em locais onde o clima é ameno.

- O plantio do chuchuzeiro é feito com chuchus-semente. Dê preferência por frutos mais sadios. A presença de insetos polinizadores, principalmente abelhas, é necessária para a polinização das flores e a formação dos frutos.

- Para o seu plantio deve-se escolher solo bem drenado e adubado, já que o chuchuzeiro tem produtividade mais elevada quando encontra solos de textura média, soltos e leves, com boa fertilidade.

- A irrigação é fundamental para manter a boa produtividade da hortaliça. As regas devem ocorrer por sulco, cuja localização deve ser paralela à linha de plantio, para permitir molhamento ao redor de cada planta. A planta não tolera excesso de água.

- Os chuchus-semente devem ser plantados após a pré-brotação. Para isso, são colocados sobre o leito de terra em local sombreado, ventilado e ligeiramente úmido, um ao lado do outro. Os maduros apresentam a semente germinada em 15 dias, porém, somente devem ser plantados quando o broto atingir cerca de 12 centímetros.

- Acomode os chuchus-semente no sulco ou na cova, sem cobrir com terra, evitando o apodrecimento. O simples contato com o solo provoca rápido enraizamento. Logo que o seu fruto comece a dar rebentos, deve ser colocado na terra, com um espaçamento entre sementeira de 6 a 7 metros. A planta começa a crescer e é excelente para formar ramada.

- O cultivo do chuchuzeiro adapta-se melhor em áreas com temperaturas amenas, variando entre 15 ºC e 25 ºC. Durante o inverno, o frio intenso e as geadas impedem o desenvolvimento do plantio. A queda de flores é provocada por calor e chuvas em excesso, além de doenças fúngicas.

- A condução da planta é tradicionalmente em latada (espaldeira), pois os frutos pendentes tornam-se de coloração mais desejável e são mais visíveis na colheita. Construa a latada fincando mourões firmemente no solo e espaçados com três metros entre si para servir de suporte de fios de arame liso de números 12 ou 16.

- Faça uma malha de arames cruzados a 1,80 metro do solo, altura que facilita o manejo no plantio. Ao lado de cada mourão, planta-se um chuchu-semente germinado.

- Após o plantio do chuchu-semente germinado, são necessários de 80 a 110 dias para começar a colheita. No auge do desenvolvimento de ramas e frutos, pode ser necessário realizar colheita em dias alternados, obtendo-se frutos tenros.

- Tem uma duração de produção de 3 anos, mas em cultivo caseiro poderá durar muito mais.

Aprimore seus conhecimentos acessando os Cursos CPT, da área Horticultura, entre eles o Curso Horta Caseira - Implantação e Cultivo, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Entre os mais comuns, fáceis de serem cultivados e manejados, listam-se os seguintes vegetais listados nos links de referência abaixo. Clique e confira!

Horta - vegetais cultivados em pequena quantidade para o consumo próprio

Abobrinha (Cucurbita pepo L.)

Acelga (Beta vulgaris cicla)

Agrião (Nasturtium officinale)

Alcachofra (Cynara cardunculus subsp scolymus)

Alface (Lactuca sativa)

Alho Poró (Allium porrum)

Almeirão (Cichorium intybus)

Aspargo (Asparagus setaceus)

Bardana (Arctium lappa)

Batata (Sclanum tuberosum)

Berinjela (Solanum melongena)

Beterraba (Beta vulgaris)

Brócolis (Brassica oleracea)

Cebola (Allium Cepa L.)

Cenoura (Daucus carota)

Chicória (Cichorium endivia)

Couve (Brassica oleracea)

Couve-flor (Brassica oleracea var. botrytis L.)

Ervilha (Pisum sativum)

Espinafre (Spinacia oleracea)

Fava (Vicia faba)

Grão-de-bico (Cicer arietinum L.)

Inhame (Colocasia esculenta)

Jiló (Solanum aethiopicum)

Mandioca (Manihot esculenta Crantz)

Mandioquinha (Arracacia xanthorrhiza)

Mostarda (Sinapis alba)

Nabo (Brassica rapa L.)

Ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata Miller)

Pepino (Cucumis sativus)

Pimentão (Capsicum annuum)

Quiabo (Abelmoschus esculentus)

Rabanete (Raphanus sativus)

Repolho (Brassica oleracea var. Capitata L.)

Serralha (Sonchus oleraceus)

Taioba (Xanthosoma sagittifolium)

Tomates (Solanum lycopersicum)

Vagem (Phaseolus vulgaris)

Por Silvana Teixeira

Fontes: Hortamiga, nplantas, Portal do Jardim, Globo Rural, Globo Rural, Jardinaria, O Meu Jardim, Site Unimed, Frutas no Brasil, Saberes do Jardim, Vovó que ensinou, Horta em Casa, Como Fazer Tudo, Portal São Francisco

Horta - como plantar Chuchu (Sechium edule)

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

jose da silva

28 de set. de 2023

Preciso adiquerir mudas de qualidade Como eu faço aqui tem mas tem muita regeiçao no mercado muito obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de set. de 2023

Olá, Jose da Silva! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Em breve, um de nossos consultores entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada. Nosso DDD é 31.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Rute da Silva Ramos

30 de ago. de 2023

Quero plantar chuchu ,pro gasto de casa ,mais se alastra e não dá chuchu

Resposta do Portal Cursos CPT

30 de ago. de 2023

Olá, Rute da Silva Ramos! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?