WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dicas especiais e objetivas para você montar uma horta em sua casa!

Imagine ter sempre à disposição alguns temperos e alimentos? Monte sua horta caseira!

Horta caseira

Em uma sociedade que está constantemente buscando alimentos mais saudáveis, imagine se fosse possível obtê-los facilmente em sua própria casa? Saiba que isso é extremamente possível: com um pouquinho de espaço é possível planejar uma horta caseira e dispor de verduras, temperos e ervas frescas, sem contar que tudo pode ser realizado de forma orgânica, sem agrotóxico.

João Tessarioli Neto, professor do Curso a Distância CPT Horta Caseira – Implantação e Cultivo, explica que utilizando a associação de plantas, você consegue limitar a difusão de pragas e doenças na sua horta. Para aumentar o rendimento e obter alimentos o ano inteiro, você pode desenvolver a rotação das culturas e comercializar as hortaliças em que a produção for superior ao que se consome.

Muitas pessoas acreditam que montar uma horta em casa é tarefa complicada e requer muita dedicação. Porém, essa tarefa pode ser facilitada se você tiver as dicas certas. Pronto para aprender a montar a sua horta caseira? Siga a leitura:

Espaço

Já foi dito, mas reafirmamos: você não precisa de um local amplo para implantar sua horta caseira. Aquele cantinho na área externa e até uma parede na qual você pode construir uma horta vertical são espaços apropriados e algumas pessoas chegam a utilizar até lugares inusitados, como o parapeito de sacadas e janelas. Qualquer que seja o local escolhido, é preciso que ele receba luz sola diretamente por algum período do dia.

Drenagem

Para evitar o excesso de água acumulada nos vasos e canteiros, você pode ou fazer um furo na parte inferior ou colocar um saco plástico no fundo e cobri-lo com pedra ou argila expandida.

Mudas

Caso você tenha pouco espaço, você pode escolher plantar mudas de diversas espécies. Inclusive, você pode escolher jardineiras para plantar essas mudas de diferentes tipos. A alface, por exemplo, é de colheita única. Então, você pode plantá-la e, logo após a colheita, escolher outra espécie. Algumas não são tão sociáveis e precisam ser plantadas em vasos exclusivos para elas, como a hortelã e a salsinha.

Adubos

Nesse ponto que você pode transformar sua horta em uma horta orgânica. Basta utilizar adubos orgânicos, como húmus de minhoca ou esterco curtido.

Plantio

As mudas precisam de espaço mínimo de 5cm umas entre as outras. Após o plantio você deve proteger o substrato, utilizando, por exemplo, casca de pinos ou musgo. Ainda, as plantas precisam de ao menos 4 horas de luz solar por dia para que possam crescer saudáveis.

Cuidados de manutenção

Para manter sua horta sempre saudável, você precisará regá-la, com o cuidado para não acumular água, e podá-la frequentemente para que sejam sempre estimuladas a produzir novas folhas. A adição de adubos também deve ser feita regularmente a cada um ou dois meses.



Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Horticultura:

Horta Caseira – Implantação e Cultivo
Cultivo de Tomate em Estufa
Cultivo de Pimentão em Estufa

Fontes: Globo Rural – especiais.g1.globo.com
Casa e Jardim – revistacasaejardim.globo.com
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!