
O tomate-cereja lembra uma cereja e é mais doce que os tomates convencionais. Além disso, seu cultivo é mais fácil, quando comparado aos de outros tomateiros, que exigem maiores cuidados. São duas as principais espécies de tomateiro-cereja, a rastejante e a trepadeira, que chegam entre 30 cm e 40 cm. Enquanto a primeira cresce para os lados, a segunda cresce para cima e requer tutoramento.
Época de plantio
O tomate-cereja é exigente em altas temperaturas e boa luminosidade para se desenvolver. Por esse motivo, a época ideal de plantio é a primavera. Entretanto, no Brasil, país de clima tropical, é possível cultivar tomate-cereja o ano todo.
Plantio em vasos e plantio em canteiros
Se o plantio de tomate-cereja for em vaso, o recipiente deve apresentar profundidade de 30 cm para o fácil enraizamento. No caso de vaso pendente, a planta se espalha pelas laterais, como pêndulos, independentemente de ser da espécie rastejante ou trepadeira.
Já em canteiros, é necessário um raio de 30 cm de diâmetro para que o tomateiro se desenvolva plenamente. No caso da espécie trepadeira, é importante realizar o tutoramento da planta com estacas ou grades para conduzir os ramos.
Semeadura
A semeadura do tomate-cereja pode ocorrer em sementeiras (para posterior transplante) ou em local definitivo. Na cova, devem ser distribuídas três sementes a 1,5 cm de profundidade. Para cobrir a cova, deve-se misturar terra a adubo orgânico de qualidade. Em seguida, deve-se realizar a irrigação para manter o solo úmido. A germinação ocorre em dez dias.
Transplante
Quando as mudas de tomate-cereja apresentarem três pares de folhas, elas podem ser transplantadas para local definitivo. É importante selecionar as mudas mais vigorosas e que estejam sozinhas para não competirem uma com a outra por água e nutrientes. Se for da espécie trepadeira, o tomateiro deve ser submetido a tutoramento com estacas ou grades.
Luminosidade
O tomateiro-cereja requer 8 horas de luz solar por dia (no mínimo) para se desenvolver com vigor. O cultivo sob luz artificial também é possível.
Irrigação
Quando for irrigar o tomate-cereja, deve-se molhar apenas o solo (não a planta) para evitar o surgimento de fungos. O objetivo é manter o solo úmido (nunca encharcado). A frequência da irrigação varia conforme as condições de solo e clima locais.
Adubação
Normalmente, a adubação do tomateiro-cereja é semanal (salvo exceções) para suprir as necessidades nutricionais da planta.
Colheita
A colheita dos tomates-cereja ocorre quando os frutos estão vermelhos e se desprendem do ramo com facilidade. Geralmente, o processo ocorre 90 dias, após o plantio, e é realizado, manualmente, sem o uso de ferramentas. Basta torcer levemente para colher os frutos.
Conheça os Cursos CPT da Área Hidroponia:
Hidroponia - Cultivo de Tomate
Hidroponia - Solução Nutritiva
Hidroponia - O Cultivo sem Solo
Fonte: yeswegrow.com.br
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Deni Veiga
6 de fev. de 2022estou começando uma horta caseiro, e gostaria de orientaçoes

Resposta do Portal Cursos CPT
7 de fev. de 2022Olá, Deni! Tudo bem?
Agradeço sua visita em nosso site!
Para receber mais informações sobre horticultura, cadastrei seu e-mail para receber nosso boletim informativo.
Abraço!
Lorena