WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Artrose em idosos: causas, sintomas e prevenção

A artrose ou osteoartrite apresenta inúmeras causas, mas uma das principais é o envelhecimento

Artrose em idosos: causas, sintomas e prevenção

A artrose ou osteoartrite apresenta inúmeras causas, mas uma das principais é o envelhecimento. Trata-se basicamente do desgaste da cartilagem que envolve os ossos. Também pode causar problemas nos ligamentos, na membrana sinovial e no líquido sinovial. A doença se agrava com o tempo e não apresenta cura, apenas tratamentos, que aliviam as dores, fortalecem as articulações e inibem o avanço da artrose.

Causas


“No decorrer dos anos, usamos repetitivamente as articulações, o que impacta negativamente na cartilagem. Com o tempo, começam as dores e o inchaço nas articulações, devido à degeneração da cartilagem, da membrana sinovial e do líquido sinovial. Quanto mais avançada a artrose mais desgastada se torna a cartilagem, até o seu desgaste total. Como os ossos ficam expostos, aumenta o atrito entre eles.

Consequentemente, ocorre rigidez nas articulações e dores ao se movimentar. Por esses motivos, “as atividades físicas de baixo impacto, como a hidroginástica, são tão importantes para pessoas na terceira idade”, explica Patrícia Tostes, especialista em hidroginástica para a melhor idade e professora do Curso CPT Hidroginástica para Terceira Idade.

Sintomas


Como sintomas, temos dores articulares ao fim do dia, inchaços, rangidos ao se movimentar, calor na região das articulações, rigidez das articulações, limitação dos movimentos. Quando o idoso permanece muito tempo sentado, ou deitado, ao se levantar, tem grande dificuldade de se movimentar. A intensidade das dores e da rigidez articular depende da pessoa. Em algumas pode ser mais severa, em outras mais branda.

Prevenção


Atividades físicas

As atividades físicas de baixo impacto, como a hidroginásticas, a ioga, o tai chi chuan, o alongamento e as sessões de fisioterapia, retardam a progressão da artrose. Na verdade, tais práticas previnem a limitação dos movimentos e a atrofia articular. Mesmo porque, os exercícios fortalecem os músculos e melhoram a flexibilidade do idoso, além de promoverem a sensação de bem-estar e aumentar a disposição.

Dieta

Controlar o peso é uma das formas mais assertivas de minimizar os sintomas causados pela artrose. Em especial, os idosos que apresentam problemas nos joelhos. O sobrepeso aumenta a pressão nos joelhos, o que acelera o avanço da artrose e favorece o surgimento das dores e da rigidez nas articulações. Sendo assim, é fundamental adotar uma dieta saudável, com alimentos pouco calóricos e rico em nutrientes.

Conheça os Cursos CPT da Área Hidroginástica:

Hidroginástica para Terceira Idade

Hidroginástica para Condicionamento Físico - Recreação e Lazer

Hidroginástica para Gestantes

Fonte: Minha Vida - minhavida.com.br

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Fique por dentro das novidades!