WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

5 exercícios rápidos de ginástica laboral

Praticada no próprio local de trabalho, a ginástica laboral fortalece e alonga a musculatura do corpo

5 exercícios rápidos de ginástica laboral

“Quando funcionários praticam exercícios físicos como prevenção de lesões causadas por atividades repetitivas chamamos de ginástica laboral. Praticada no próprio local de trabalho, essa ginástica fortalece e alonga a musculatura do corpo. Como resultado, a pessoa melhora a postura e evita problemas nas articulações”, explica Sandra Luiza Delazari, professora do Curso CPT Ginástica Laboral - Atividade Física na Empresa.

Primeiramente, afaste-se da mesa. Em seguida, empurre os ombros para trás e mantenha as costas retas. Depois, imagine que sua cabeça está sendo puxada para cima. Respire profunda e lentamente, nessa posição, com os pés apoiados no piso.

1. Para alongar o pescoço


Erga o corpo e gire a cabeça para um dos lados. Olhe sobre o ombro esquerdo sem deixar que o queixo se abaixe. Repita o exercício do outro lado. Faça a sequência em ambos os lados repetidamente. Olhe para frente e dobre a cabeça em direção ao ombro esquerdo. Force levemente a cabeça com a mão para alongar bem o pescoço. Mantenha-se nessa posição por 10 segundos e repita o exercício do outro lado.

2. Para alongar os braços


Relaxe os ombros e mantenha as costas retas. Direcione os braços para trás da cadeira como se tentasse unir as mãos. Mantenha-se nessa posição por 10 segundos. Repita o exercício até que você consiga segurar os próprios punhos. Direcione os braços para cima da cabeça e entrelace os dedos. Puxe as mãos para o alto como se fosse espreguiçar. Apoie as mãos com os dedos entrelaçados atrás da cabeça. Direcione os cotovelos para trás e se mantenha nessa posição por 10 segundos.

3. Para alongar as pernas


Posicione as pernas retas e paralelas ao piso. Estique a ponta dos pés e alongue bem o peito do pé. Erga os dedos em sua direção, até que o calcanhar se projete para frente. Mantenha-se nessa posição por 10 segundos. Desça lentamente as pernas. Apoie os pés nas pontas dos dedos e erga os joelhos para cima repetidamente. O movimento fará com que os calcanhares se ergam enquanto os pés estiverem apoiados no chão.

4. Para relaxar a coluna


Mantenha-se em posição ereta, com os ombros para trás e como se a cabeça estivesse sendo puxada para cima. Dobre o pescoço para trás por 10 segundos. Depois, dobre o pescoço para a frente e se mantenha nessa posição por mais 10 segundos. Direcione as mãos até o piso. Esse movimento fará com que o seu tronco apoie em suas pernas. Permaneça nessa posição, por 10 segundos, com o corpo relaxado.

5. Para prevenir L.E.R.


A L.E.R. ou lesão de esforço repetitivo é causada, na maioria das vezes, por digitação contínua. Para preveni-la, faça o exercício a seguir: erga os braços para a frente e posicione as mãos como se estivesse mandando alguém parar. Alterne a posição das mãos para frente e para trás repetidamente. Em seguida, com os braços ainda esticados, feche ambas as mãos e faça giros laterais para movimentar os pulsos. Depois, mova antebraços e cotovelos até que a musculatura esteja relaxada.

Conheça os Cursos CPT da Área Ginástica Laboral:

Ginástica Laboral - Atividade Física na Empresa

Ginástica Laboral para Telemarketing

Fontes: Medprev e Beta Educação

Por Andréa Oliveira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Fique por dentro das novidades!