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Vou gerenciar o desenvolvimento de um projeto. O que devo saber?

Gerenciar a equipe do projeto é acompanhar o desempenho do capital humano, fornecendo desafios e oportunidades, oferecendo feedback e apoio e, se necessário, recompensando o bom desempenho

Vou gerenciar o desenvolvimento de um projeto. O que devo saber?   Artigos Cursos CPT

 

Vai gerenciar o desenvolvimento de um projeto? Saiba, então, que a sua primeira preocupação deve ser criar uma equipe afinada com os objetivos do projeto. Para que isso seja possível, a comunicação entre você e os demais membros da equipe deve ser eficaz, deve ser eficiente.

Gerenciar a equipe do projeto é o processo de acompanhar o desempenho do capital humano nele inserido, fornecendo desafios e oportunidades, oferecendo feedback e apoio e, conforme necessário, recompensando o bom desempenho. “É gerenciar mudanças e administrar conflitos para otimizar o desempenho do projeto”, afirma José Júnior Lima Alves de Oliveira, professor do Curso CPT Gestão de Projetos - PMBOK e Métodos Ágeis.

É bom lembrar que o papel do gerente de projetos precisa ter diversas habilidades, com destaque especial em comunicação, gerenciamento de conflitos, negociação e liderança para estimular o trabalho em equipe, oferecendo tarefas desafiadoras para a equipe e reconhecendo o seu desempenho.

Mas, afinal, o que eu devo saber?


I- saiba que gestão de pessoas nunca foi ou será fácil. É um desafio constante entender cada membro da equipe e descobrir como apoiar, incentivar e estimular cada participante. Esteja sempre atento e trate cada um como indivíduo, e saiba que esta é uma boa oportunidade para ler e participar de cursos de liderança e gestão de pessoas.

II- esteja preparado para lidar com subordinados mais especializados que o próprio gerente de projetos e que em alguns casos tenham salários maiores que os dos chefes.

III- em algumas organizações, esse será o recurso mais disputado, pois um mesmo indivíduo estará alocado em vários projetos ao mesmo tempo, ou poderá estar em um departamento diferente do gestor do projeto. Aí vale a persuasão e motivação para criar o comprometimento do indivíduo com o projeto, e poder contar com seus esforços no momento necessário.

IV- tenha como regra de ouro, no momento da contratação, adquirir passes apenas de craques, bons jogadores, ninguém quer “perna de pau” no time de pelada, na hora do lazer, então, por que aceitar ou selecionar qualquer uma para fazer parte de seu time profissional?

V- tenha muito cuidado com contratações políticas, para atender a necessidades ou favores, geralmente, estes trazem pessoal incompetente, pois os bons funcionários não precisam utilizar nomes de figuras mais bem posicionadas para arrumar empregos. O bom profissional garante o seu trabalho!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Quer saber mais sobre o assunto? Leia a(s) matéria(s) abaixo:


- Benefícios da Gestão de Projetos para as empresas
- Uma profissão em alta? Seja um Gerente de Projetos!

Conheça os Cursos CPT da área Gestão Empresarial.
Por Silvana Teixeira.

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