WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Fidelização de Clientes Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Merchandising Visual para o Seu Negócio Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Curso Como Administrar Pequenas Indústrias Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Implantar um Plano de Cargos e Salários Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções Áreas Afins 10Capacitação na Empresa Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Você sabe o que é economia compartilhada?

Os pilares fundadores da economia compartilhada são o social (rumo à sustentabilidade), o econômico (acesso no lugar de aquisição) e a tecnologia (uso das mídias sociais)

Você sabe o que é economia compartilhada

 

A economia compartilhada surgiu em 2008, estimulada pela recessão econômica. Agora, em 2015, esse conceito vem à tona, pois o país se encontra novamente em crise. As pessoas estão procurando bens e serviços mais acessíveis ao bolso, com preços justos. E a tecnologia está tornando isso possível, por meio da internet, das mídias sociais, do GPS. Estes são os principais facilitadores para que o consumidor possa ter acesso imediato ao que procura.

Empresas visionárias, como Uber, Netflix e Spotify, entenderam as mudanças do mercado interno e externo, além das principais necessidades dos consumidores. Elas adotaram a tríade do novo mundo corporativo. Elas são, ao mesmo tempo, prestadoras de serviços, fomentadoras de mercado e provedoras de plataformas. Não é à toa que atualmente são as empresas que mais faturam compartilhando bens e serviços pelo mundo. E não para por aí, nos próximos anos, o consumo compartilhado irá movimentar cerca de um trilhão de reais.

No mundo atual, a centralização corporativa não tem mais propósito. Conceitos como preço, praça, produto e promoção estão se tornando obsoletos. E os empreendedores que enxergarem isso certamente obterão sucesso no mercado, assim como fizeram e fazem a Netflix, o Uber e o Spotify.

Não podemos nos esquecer da Toyota, que passou a alugar carros de concessionárias conceituadas, ou do Citibank, que inovou ao promover o compartilhamento de bicicletas em Nova York. Isso tomou proporções tão grandes que, em Brasília, esses serviços já são oferecidos à população, assim como os motoristas prestadores de serviços do Uber são “compartilhados” no Rio de Janeiro.

A verdade é que a economia compartilhada tem mudado o modelo engessado do capitalismo tradicional, que é, ou era, a posse e o acúmulo de bens. A maioria dos consumidores não pretende acumular o maior número possível de bens, as pessoas desejam ter acesso a eles no momento em que necessitam.

Esse compartilhamento colaborativo permite que tudo seja ofertado aos consumidores. Carros, motos, casas, quartos, informação, tecnologia. Os mais diversos bens e serviços podem ser “vendidos” infinitas vezes, sem que o cliente tenha posse do que desfruta. Entretanto, as empresas prestadoras dos serviços devem primar pela segurança e qualidade dos bens e serviços.

Não perca tempo e conheça os Cursos CPT da área Gestão Empresarial.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: G1 - Globo; IDG Now; Consumo Colaborativo.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Ian

14 de out de 2015

Uma das mais novas tendências da economia, a share economy, vem se expandindo para outras áreas além das mais tradicionais (turismo para a AirBnb, mobilidade para a Uber e financiamento para o Kickstarter). Esses dias achei um site muito legal onde moradores locais compartilham almoços e jantares na sua própria casa (http://www.dinneer.com). Seria muito bacana uma matéria sobre essas novas modalidades.

Resposta do Portal Cursos CPT

15 de out de 2015

Olá, Ian!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ótima sugestão, vamos colocar em nossa pauta.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!