WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão
Cursos da Área Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Fidelização de Clientes Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Merchandising Visual para o Seu Negócio Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Curso Como Administrar Pequenas Indústrias Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios Curso Como Implantar um Plano de Cargos e Salários Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções Áreas Afins 10Capacitação na Empresa Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Vai formar uma equipe de trabalho? Baseie-se em alguns fatores

O trabalho em equipe é uma soma de esforços mediante um objetivo comum, onde ninguém se sobrepõe ao outro, pois cada um tem uma importância fundamental dentro do processo

Vai formar uma equipe de trabalho? Baseie-se em alguns fatores   Artigos Cursos CPT

 

O trabalho em equipe é uma soma de esforços mediante um objetivo comum, onde as contribuições são mútuas. É constituído por um conjunto de pessoas direcionadas a uma meta em comum, com prazos definidos para o alcance dos resultados esperados, havendo entre elas contribuições mútuas. "É uma soma de esforços onde ninguém se sobrepõe ao outro, pois cada um tem uma importância fundamental dentro do processo", afirma Dr. Edson Moura da Silva, professor do Curso a Distância CPT Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança, em Livro+DVD e Curso Online.

Fatores importantes para a construção de uma equipe


I- Comunicação
A comunicação é o meio pelo qual transmitimos informações, conhecimentos, experiências, ideias, sentimentos, crenças, valores, princípios e outros. A comunicação não se dá apenas pela palavra dita, mas também por gestos, imagens e símbolos. Veja, você, como um juiz de futebol utiliza diversas formas de comunicação que não é a verbal (levantamento de braço, apito, cartões, apontar para o relógio). Então, fique atento, pois muito se é expressado sem ser dito em palavras!

Sugestões para o aperfeiçoamento das habilidades em comunicação:

- Controle emocional:
Na maioria das vezes, a impulsividade causa arrependimentos posteriores, mas infelizmente a palavra dita não retorna à boca! Evite responder de maneira reativa, como se fosse um ataque pessoal.

- Escute atentamente:
Não se antecipe em responder, não seja imediatista. Preste atenção na fala da pessoa até o fim. Não deixe a ansiedade (muitas vezes em querer ajudar) levar a erros de compreensão prejudicando a eficácia da comunicação.

- Clareza, objetividade:
Seja claro e objetivo. Procure focar-se na proposta da conversa, evitando desvios para assuntos à parte.

- Linguagem acessível:
Fale de forma simples, de modo a obter a compreensão por parte das pessoas. Estude o público ou a pessoa para quem você vai falar. Muito discurso, muito rodeio, pouca clareza e objetividade resulta em comunicação ineficaz.

- Feedback:
O feedback consiste em um parecer que se dá a uma pessoa sobre as suas ações, com o objetivo de ajudá-la a melhorar ou reforçar o que está sendo bem feito. Esse parecer (feedback) é sempre positivo, pois demonstra o interesse de alguém em melhorar o outro.

II- Relação interpessoal
Como o próprio nome diz, são as relações estabelecidas entre as pessoas. Como você se relaciona com o seu colega de trabalho? Há respeito quando as diferenças ou os conflitos surgem? Há contribuições para facilitar a realização do trabalho do outro? As divergências de opiniões são discutidas de maneira respeitosa? Se você respondeu sim a essas perguntas, de fato, você possui características fundamentais para um bom trabalho em equipe. Para você melhorar suas relações interpessoais:

- Julgamento precipitado:
Não tire conclusões ou emita opinião sem apreensão devida dos fatos. Lembre-se de que aparência e boa conversa costumam enganar.

- Ataque pessoal:
Ninguém gosta de ser chamado de incompetente, mal educado, grosso ou receber agressões similares. Como comportamento gera comportamento, tais atitudes só servirão como combustível para brigas. Quando houver a necessidade de apontar características pessoais inadequadas, procure utilizar vocabulário que não ofenda o caráter pessoal.

- Fofocas e mentiras:
Procure saber o objetivo de um comentário ou conversa.

- Preconceitos:
Não diminua ou dê pouco crédito às pessoas por terem orientação sexual, religião, cor ou condição social diferente da sua. Para relacionar bem, é preciso ter educação. Humildade e simplicidade fazem parte da educação!

III- Motivação
A motivação se refere aos motivos que temos para realizar alguma coisa, ou seja, ser o que o sou, fazer o que faço e estar onde estou. Sem motivos, falta significado para a vida e dessa forma dificulta a iniciativa para os resultados, tanto na vida pessoal e profissional. Os líderes devem sempre estar atentos à sua equipe de trabalho para propiciar a motivação dos seus colaboradores. É bom lembrar que o fazemos pode abrir ou fechar caminhos, facilitar ou dificultar a motivação das pessoas. Por essa razão, os gerentes líderes devem preocupar-se com os recursos necessários à realização das tarefas, bem como os incentivos e estímulos adequados às necessidades de sua equipe de trabalho. Para manter-se motivado:

- Procure ter percepção adequada de si. Invista em seus pontos fortes e aceite os seus pontos fracos, procurando melhorá-los;
- Preserve os seus valores, as metas e os objetivos, pois eles são as principais referências da sua cultura pessoal e, portanto, o seu guia. Nunca abra mão deles;
- Defina os seus objetivos profissionais e pessoais, e mantenha-se focado neles;
- Tenha atitude: vá ao encontro daquilo que o realiza e satisfaça as suas necessidades e não caia no ledo engano de percorrer caminhos mais fáceis. Lembre-se de que realizações valem bem mais que boas intenções.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Gestão Empresarial.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!