WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Vai executar um projeto? Atenção especial aos Recursos Humanos

O gerenciamento de Recursos Humanos administra processos relacionados à alocação de pessoal no projeto, contratação, demissão e mobilização de mão de obra

Vai executar um projeto? Atenção especial aos Recursos Humanos   Artigos Cursos CPT

 

O gerenciamento de Recursos Humanos administra processos relacionados à alocação de pessoal no projeto, contratação, demissão e mobilização de mão de obra, inclusive, quanto às habilidades e aos conhecimentos necessários para trabalhar na equipe do projeto, visto que sempre há necessidade de capacitação ou treinamento. Garante, assim, o uso mais efetivo das pessoas envolvidas no projeto.

“A equipe de um projeto, por sua vez, são as pessoas com papéis e responsabilidades designadas para a conclusão do mesmo”, afirma Hélvio Tadeu, professor do Curso CPT Como Administrar Pequenas Empresas.

O número de membros pode variar ao longo do projeto e é responsável pelas atividades de gerenciamento do projeto e da liderança, atuando nas fases de iniciação, planejamento, execução, monitoramento, controle e encerramento do projeto.

A participação desde o início da equipe em um projeto, agrega conhecimentos durante o processo de planejamento e fortalece o compromisso com o projeto. Gerenciar os Recursos Humanos incluem:


I- Planejar o gerenciamento dos recursos humanos;
II- Mobilizar a equipe do projeto;
III- Desenvolver a equipe do projeto; e
IV- Gerenciar a equipe do projeto.

- Planejamento dos membros da equipe

Planejar o gerenciamento dos recursos humanos consiste na identificação e registro, ou documentação das habilidades e conhecimentos necessários, relações de hierarquia e na criação de um plano de gerenciamento do pessoal da equipe. É importante, porém, que sejam mapeadas todas as necessidades de treinamento e estratégias para a construção da equipe.

- Mobilização da equipe

Mobilizar a equipe do projeto é realizar a confirmação e obtenção dos recursos humanos necessários para terminar o projeto. Por vezes, o gerente do projeto pode não ter poder sobre os processos de seleção dos membros da equipe, devido a acordos de negociação coletiva, uso de pessoal subcontrolado, no entanto, deve influenciar outras pessoas que estejam em posição de fornecer os recursos humanos necessários para que as necessidades do projeto sejam atendidas.

- O que acontece quando a equipe é mal formada

Não mobilizar os recursos humanos necessários para o projeto pode afetar os cronogramas e orçamentos, a satisfação do cliente, a qualidade, gerar riscos e pode reduzir a probabilidade de êxito do projeto. Assim, é essencial a participação efetiva do gerente do projeto nesse processo.

- A equipe de um projeto deve estar capacitada?

Sim. Desenvolver a equipe do projeto repercute no processo de melhoria de competências da equipe para aprimorar o desenvolvimento do projeto. Por isso, é importante que o gerente de projeto tenha ou desenvolva suas habilidades de construir, manter, motivar e liderar as equipes, a fim de cumprir os objetivos do projeto.

Os gerentes de projeto, por sua vez, devem estar conscientes que atuam em um ambiente global e competitivo, de modo que criar meios que facilite o trabalho do projeto em equipe é fundamental para o sucesso do empreendimento.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Conflitos na empresa? Esqueça o preconceito ao resolvê-los!
- Como lidar com erros no ambiente de trabalho

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Gestão Empresarial. 
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!