
Ao planejar uma fase de entrevistas no processo seletivo, deve-se elencar um entrevistador - gerente, supervisor ou profissional da área de recursos humanos - preparado para realizar as entrevistas com os candidatos e sintonizados com as necessidades pertinentes à equipe da área comercial, afirma Gregório Ventura, professor do Curso a Distância CPT Gestão de Pessoas em Vendas.
Muitas vezes, observamos certa distância entre departamentos dentro das empresas e isso deve ser levado em conta no momento de selecionar o entrevistador, de acordo com o objetivo proposto pela entrevista. A pessoa responsável pela área de Recursos Humanos (RH) da empresa, por exemplo, pode não estar a par das necessidades de mercado e necessidades específicas da área comercial. Dessa forma, não seria a pessoa mais indicada para preparar, individualmente, a entrevista de contratação de vendedores.
Diante da exigência de seleção de uma pessoa para a área de vendas, deve haver maior sintonia entre os funcionários de cada departamento, e cabe ao gerente estar junto ao profissional de RH para que possa dar as necessidades da área comercial.
O profissional de RH, também, deve tomar inciativa e buscar informação sobre o perfil que o departamento de vendas quer contratar. Além disso, é preciso definir o roteiro de perguntas e o tempo para cada candidato. Após as entrevistas, chegamos à próxima etapa que é a dinâmica de grupo.
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Por Silvana Teixeira.
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