WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito
Cursos da Área Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso Fidelização de Clientes Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Merchandising Visual para o Seu Negócio Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Curso Como Administrar Pequenas Indústrias Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios Curso Como Implantar um Plano de Cargos e Salários Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções Áreas Afins 10Capacitação na Empresa Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Vai abrir uma franquia? Siga algumas dicas e evite inconvenientes

É primordial que o franqueado analise bem o negócio previamente, para entender cada detalhe do contrato com a franqueadora

Vai abrir uma franquia? Siga algumas dicas e evite inconvenientes

 

Segundo a legislação que dispõe sobre o sistema de franquias no Brasil (Lei 8.955/94), ao abrir uma franquia, o franqueado ganha o direito de uso da marca ou patente, além de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços, bem como de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional, com remuneração direta ou indireta, mas sem vínculo empregatício com a franqueadora.
 
Para formalizar essa parceria, é necessário a assinatura de um contrato. Este é o ponto crucial para a estipulação de normas da franquia, bem como para a definição de direitos e deveres das partes. Portanto, deve-se ter muita cautela nesse momento. Dessa forma, a boa relação entre franqueado e franqueador possibilitará o sucesso da franchising.

Por isso, “é primordial que o franqueado analise bem o negócio previamente, para entender cada detalhe do contrato e evitar futuros inconvenientes”, afirma Carlos Ruben Pinto, do Curso CPT Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora.

Em outras palavras, assim que receber a Circular de Oferta de Franquias (COF), entregue antes da formalização do contrato, o potencial franqueado deve avaliar bem o que dispõe cada parágrafo. Se houver dúvidas, estas devem ser questionadas. Caso haja desacordo com alguma norma da franqueadora, é melhor nem assinar o contrato. Salvo se houver negociação entre as partes.

Portanto, verifique:
    
-> Se há definição do território

No contrato, deve estar bem definido o território de atuação da franquia. Veja também se há exclusividade sobre aquele território. Se não houver, peça à franqueadora que delimite um raio de atuação da franquia, para que futuramente você não seja prejudicado (isso evita que a franqueadora abra outra unidade no mesmo território).

-> Se há limite de prazo para a parceria

O prazo de parceria entre franqueado e franqueadora é de suma importância. Após o investimento na franquia, o empreendedor necessita de prazo para o retorno do capital. Em geral, o retorno vem após 5 anos de atividade no mercado. Portanto, negocie um prazo mínimo de 5 anos, caso não esteja claro no contrato.

-> Se há direitos e deveres bem claros

Leia atentamente cada cláusula do contrato. Veja se os direitos e deveres de ambas as partes estão bem claros. Treinamentos, pagamentos de taxas, punições e negociações devem ser bem detalhados. Caso contrário, negocie com a franqueadora. Lembre-se de que o que for acordado entre as partes deve estar minuciosamente escrito no contrato.

Siga as dicas acima e evite inconvenientes!

Por Andréa Oliveira.

Fontes: PEGN e Cursos CPT.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!