O chamado turnover tem se mostrado um grave e recorrente problema enfrentado por gestores na área de venda. “Turnover é um termo oriundo da língua inglesa que foi incorporado como parte do vocabulário da área de recursos humanos para referir-se à rotatividade de pessoas em uma empresa, isto é, à entrada e saída de funcionários devido a remanejamentos, substituições, demissões e contratações”, afirma Gregório Ventura, professor do Curso a Distância CPT Gestão de Pessoas em Vendas.
O alto índice de turnover tem sido responsável por gerar diversos tipos de perdas na área comercial. A primeira delas é a perda de tempo, já que treinamos pessoas para atuar em determinada função e despendemos tempo com processos seletivos, recrutamento e capacitação das mesmas. A segunda forma de perda refere-se efetivamente às despesas na contratação e dispensa de funcionários, ou seja, a perda financeira. A terceira forma é a perda de credibilidade ou confiança por parte dos clientes.
Essa última, talvez, seja a forma de perda mais difícil de recuperar, pois, muitas vezes o cliente gosta de manter contato com o mesmo vendedor ou representante da empresa por algum tempo, visando firmar, por meio desse contato, uma relação estável com a instituição.
Alto índice de turnover é um fato realmente preocupante, uma vez que aponta a dificuldade da empresa em manter seus colaboradores. Nesse sentido, algumas atitudes podem ser tomadas para diminuir a alta rotatividade e trazer sua empresa para dentro do padrão, que não deve ultrapassar 5% do índice total de turnover.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Precisando de vendedores? Evite o imediatismo nas contratações
- Dinâmicas de grupo em contratação de vendedores: sim ou não?
Conheça os Cursos a Distância CPT da área Gestão Empresarial.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.