O treinamento tem foco imediato, pontual. Trata-se de técnicas para passar conhecimentos e habilidades necessários ao exercício das funções. Através do treinamento os colaboradores adquirem conhecimentos e habilidades importantes ao exercício das suas funções. O desenvolvimento visa aos resultados futuros (médio e longo prazo). Tem por objetivo o aperfeiçoamento constante. O desenvolvimento dá continuidade ao treinamento, à medida que recicla, aprofunda e aperfeiçoa os conteúdos estudados.
“Podemos dizer que Treinamento e Desenvolvimento (T&D), andam juntos e que a qualidade e eficácia dos resultados estão atreladas a essa junção”, afirma Dr. Edson Moura da Silva, professor do Curso a Distância CPT Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança.
O treinamento de pessoal é uma via de mão dupla. Por um lado, o colaborador deverá envolver-se na aquisição de novas práticas de aperfeiçoamento das suas atividades, cumprindo seu papel na busca de autodesenvolvimento (o que é denominado de empregabilidade). Por outro lado, cabe à organização proporcionar Programas de Treinamento e Desenvolvimento, como também estimular o colaborador na busca continuada pelo aprimoramento pessoal e profissional: realização de cursos externos, leituras, participação em palestras, eventos ligados à área de atuação, dentre outros.
Em meio ao agitado mercado competitivo e às inovações tecnológicas, o treinamento se torna uma importante ferramenta nas organizações. Treinamento e Desenvolvimento (T&D) tem sido uma eficaz estratégia organizacional para o alcance dos resultados qualitativos e quantitativos. O treinamento e o desenvolvimento possibilitam esmerar habilidades ao colaborador, para desenvolver suas habilidades com qualidade e precisão.
Existem diversos métodos e tipos de treinamentos, de modo que cada empresa adota sua forma de identificação de acordo com seu perfil e objetivos organizacionais. A seguir, daremos destaque para dois tipos de treinamentos imprescindíveis de serem aplicados, quando um novo colaborador entra para a organização. Destacaremos o Treinamento Introdutório como o mais importante, caso opte-se por um ou outro, uma vez que nesse treinamento serão tratados assuntos referentes à Cultura Organizacional (missão, visão, valores) e políticas de recursos humanos (direitos, deveres, normas e
procedimentos).
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Planejamento: tática fundamental para o sucesso das empresas
- Por que eu devo capacitar meus funcionários e colaboradores?
- Relação interpessoal e relação intrapessoal: qual a diferença?
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT da área Gestão Empresarial.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.