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Treinamento de rodízio de função: por que fazer?

O treinamento de rodízio promove o aprendizado dos colaboradores, que possuem o mesmo cargo, mas com diferentes atribuições, a fim de conhecerem e aprenderem as atividades dos colegas

Treinamento de rodízio de função: por que fazer?   Artigos Cursos CPT

 

O treinamento de rodízio de função (job rotation) tem como premissa básica promover o aprendizado dos colaboradores, que possuem o mesmo cargo, mas com diferentes atribuições, a oportunidade de conhecerem e aprenderem as atividades desempenhadas pelo colega de trabalho, afirma Dr. Edson Moura da Silva, professor do Curso a Distância CPT Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança, em Livro+DVD e Curso Online. Por exemplo, em uma empresa que tenha um departamento de Recursos Humanos com diversos cargos e atribuições, um colaborador que exerce o cargo de Analista de Cargos e Salários na área de remuneração e benefícios participará de um treinamento, durante uma periodicidade previamente estabelecida, com um colega Analista de Treinamento & Desenvolvimento, para aprender todas as peculiaridades dessa função e vice-versa.

Você deverá estar pensando: por que participar de treinamento em funções diferentes, se não é o meu foco de trabalho? Eu não estaria desperdiçando tempo? Vamos às respostas, então:


- Em primeiro lugar, podemos afirmar que uma área tem relação direta com a outra, e os impactos nos resultados também. Ainda podemos afirmar que excelência só acontece a partir de trabalhos em equipes.
- Em segundo lugar, lembramos que treinamentos programados a partir de um planejamento
estratégico economiza o tempo, evita o retrabalho, o desperdício e as insatisfações pessoais.

Enfim, o treinamento de rodízio (job rotation) revela para as empresas enormes vantagens e para os colaboradores a oportunidade de ampliar os seus conhecimentos, além do que é um dos programas de T&D que apresenta baixos custos diretos e indiretos, contribuindo ainda para que a empresa tenha mais profissionais conhecedores das especificidades dos diferentes subsistemas (áreas) da empresa, propiciando a geração de colaboradores multiespecialistas.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Planejamento: tática fundamental para o sucesso das empresas
- Por que eu devo capacitar meus funcionários e colaboradores?
-
Relação interpessoal e relação intrapessoal: qual a diferença?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

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Por Silvana Teixeira.

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