A ligação entre o cliente e o produto que estamos comercializando passa, necessariamente, pela identidade que criamos para o nosso comércio. Entretanto, para criar uma determinada personalidade para a loja, cabe ao gerente usar determinados recursos e, assim, atrair mais e mais clientes, que têm prazer em entrar em sua loja e comprar os seus produtos.
Intensidades de luz na vitrine atraem clientes
Usar trabalho com intensidades diferentes de luz, na vitrine que seria sóbria, com poucas peças expostas mas com aparência irrepreensível é um bom exemplo. Até mesmo a cor da loja poderia ser estilizada, buscando a sobriedade.
Atendentes atenciosos e alegres conquistam o cliente
Já os atendentes, estes devem se mostrar sempre alegres e comunicativos, mas discretos. Devem ser muito bem treinados e fartamente informados a respeito dos produtos da loja. Devem saber sugerir itens compatíveis com o cliente.
Personalize o atendimento
Quanto ao atendimento, este deve ser personalizado, incluindo facilidades no pagamento, como cartões de crédito.
Se imaginarmos essa mesma loja com artigos de moda jovem, muitos seriam os pontos a serem alterados na nossa estratégia de envolvimento do cliente.
Vamos imaginar as alterações?
1º A iluminação deveria ser intensa. Os jovens gostam, preferencialmente, de ambientes claros, alegres. Podemos até imaginar uma música de fundo, que atinja todas as tribos.
2º A vitrine poderia ter alguma variedade, ser bem criativa. Sugira um ambiente, uma tendência de moda, algo que possibilite vínculos entre o cliente e a loja.
3º A cor da loja deveria ser alegre, dando ideia de amplidão, com a possibilidade de um contraste escuro.
4º Os atendentes, alegres, comunicativos, bem informados a respeito de moda e do comportamento jovem.
5º Cartão de crédito é sempre bem vindo, mas talvez aceitar cheques, previamente assinados, seja também um bom caminho.
Intensidades de luz na vitrine da loja atraem clientes, pois chamam a atenção, dando um ar de requinte e sofisticação.
Use sua sensibilidade e criatividade!
Enfim, você percebeu como alterações simples podem ajudar muito na adequação do seu negócio? Não é mais somente uma questão de dinheiro, mas de sensibilidade. O Marketing lhe permite isto: avançar usando pouco dinheiro e muita criatividade!
Por Andréa Oliveira.
Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Gestão Empresarial, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.
Entre os cursos, temos:
Curso CPT Treinamento de Gerente de Loja
Curso CPT Como Administrar Pequenas Empresas
Curso CPT Curso Negociação – Técnicas e Estratégias de Sucesso
Curso CPT Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing
Curso CPT Técnicas de Decoração de Vitrines
Curso CPT Treinamento de Atendente de Loja
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.