
Com vários negócios sendo obrigados a fechar as suas portas devido à pandemia COVID-19, muitos empreendedores investiram na modalidade on-line. A internet permite a muitas empresas físicas manterem uma relação comercial remota com seus clientes. As redes sociais são um bom exemplo, com destaque ao Instagram e ao Facebook. Portanto, se você ainda não sabe como impactar seu público a distância, confira algumas dicas para transformar seu negócio off-line em on-line.
Explore os canais de vendas on-line
Um excelente canal on-line para vender produtos é o marketplace (shopping on-line). Separado por segmentos, ele é estruturado em plataformas com taxas, operações de pagamento, e transportes diferenciados. Outro canal perfeito para transformar seu negócio off-line em on-line são as redes sociais, que apresentam a vantagem da gratuidade, sem perder a eficiência. Muitos têm investido nesse canal para comercializar seus produtos.
O Facebook ganha em acessibilidade e popularidade dentre os microempreendedores, pois conta com ferramentas digitais específicas. Quanto ao Instagram, ele tem se destacado, de forma significativa, principalmente com o isolamento social, pois as pessoas passaram a comprar mais nesse canal. Assim como o Facebook, ele pode ser acessado pelo celular, com recursos mais abrangentes no perfil empresarial.
Já o WhatsApp, app criado inicialmente para mensagens, tem oferecido aos empreendedores ferramentas digitais de suma importância quando o assunto é divulgação e vendas on-line. Trata-se de um canal que aproxima ainda mais a empresa do cliente, de forma personalizada. Entretanto, é necessário que o cliente disponibilize o seu número e permita que a empresa interage com ele.
Escolha estratégias adequadas a cada canal
Independentemente do canal escolhido para vender seus produtos, o negócio não pode perder a personalidade. Ele deve manter a mesma identidade em todos os canais on-line para que o cliente identifique facilmente a marca. Além disso, o empreendedor deve manter uma comunicação efetiva com o público, com um discurso que impacte positivamente os usuários, seja na publicação de conteúdo seja nas respostas a comentários.
Sem falar que o perfil comercial da empresa deve ser continuamente alimentado com posts para criar uma rotina na qual o contato com o público seja constante. Para isso, basta planejar um calendário de posts a serem publicados em horários mais acessados pelo público. Para aumentar o engajamento do público, sorteios de brindes e descontos são excelentes estratégias. Conforme os resultados, elas podem ser alinhadas para maximizar as vendas.
Otimize a operação de vendas e melhore o faturamento
“Como as compras on-line têm aumentado efetivamente, para melhorar o faturamento da empresa, é essencial otimizar a operação de vendas”, afirma Gregório Ventura, professor do Curso CPT Planejamento e Organização de Vendas. Para tornar um produto atraente para o público, basta tirar belas fotos e publicá-las nas redes sociais.
Já os vídeos institucionais são ideais para que o público conheça melhor a empresa. Criar postagens com conteúdo relevante atrai o público. Se você vende roupas, por exemplo, publique dicas sobre tendências da moda.
O pagamento também deve ser facilitado para que o cliente volte a comprar. Fora a entrega dos produtos que deve ser agilizada, o que garante a satisfação dos clientes. Além disso, é importante respeitar o prazo da entrega e oferecer fretes gratuitos, ou ainda com preços mais acessíveis.
Se uma venda foi realizada na própria região onde se localiza a empresa, a entrega via motoboy é a melhor opção, pois é bem mais em conta. Em outros estados, basta utilizar os serviços de uma boa transportadora, pois o frete é mais barato que o dos correios.
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Planejamento e Organização de Vendas
Fonte: Aliança Empreendedora
Por Andréa Oliveira

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