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Trabalho em Equipe - como torná-lo vantajoso para sua empresa

O mundo atual está cada vez mais interligado e os negócios cada vez mais dinâmicos e complexos. Nesse contexto, é preciso saber utilizar da força do trabalho em equipe nas organizações

Trabalho em Equipe - como torná-lo vantajoso para sua empresa

 

O trabalho em equipe é responsável por valorizar cada indivíduo, permitindo que todos façam parte da mesma ação, possibilitando uma troca de experiências e conhecimento, contribuindo positivamente para a motivação de toda a equipe. Dessa maneira, é de extrema importância para as empresas, uma vez que significa unir forças para uma direção comum: o sucesso.

Confira algumas dicas para o sucesso do trabalho em equipe:

- Evite cair no “pensamento de grupo”

Quando um grupo é muito homogêneo e coeso, existe a possibilidade deste se tornar resistente à mudanças e opiniões discordantes. Dessa maneira, é importante que o grupo escuta opiniões externas e que aceite possíveis erros internos.

- Aprenda a dividir

No trabalho em equipe, é fundamental saber dividir tarefas, compartilhando as responsabilidades e informações.

- Não critique os outros componentes

É muito importante não deixar que os conflitos, que possam vir a existir durante as atividades em grupo, não interfiram no trabalho da equipe. É plausível criticar as ideias, mas nunca a pessoa.

- Seja paciente

Procure expor as suas ideias e pontos de vista, com moderação, buscando sempre ouvir aquilo que os outros têm a dizer. O respeito é fundamental, mesmo que exista discordância entre as opiniões.

- Contribua com o seu trabalho

Trabalho em equipe é sinônimo de estar em dia com as suas obrigações. Dividir as tarefas é fundamental, mas é preciso que todos façam a sua parte, dando sempre o seu melhor e ajudando a todos, sempre que necessário.

- Planeje

Quando diversas pessoas trabalham em conjunto, é normal que exista uma certa dispersão. Dessa maneira, o planejamento torna-se indispensável para que o trabalho em equipe seja eficiente e eficaz. É importante fazer um balanço entre as metas propostas pelo grupo e aquilo que se conseguiu alcançar no tempo previsto.

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Por Paula Leal.

 

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