WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Esquenta Black Friday 25%OFF nos cursos online
Cursos da Área Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Fidelização de Clientes Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Merchandising Visual para o Seu Negócio Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Curso Como Administrar Pequenas Indústrias Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios Curso Como Implantar um Plano de Cargos e Salários Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções Áreas Afins 10Capacitação na Empresa Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Tornando seu negócio mais sustentável

Pequenas mudanças dentro de uma empresa podem ajudá-la a se tornar mais sustentável

Negócio sustentável

Um dos assuntos mais discutidos atualmente em várias esferas da nossa sociedade tem sido a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável. Mas o que de fato esse termo significa? Desenvolver-se de forma sustentável diz respeito a suprir as necessidades do presente, sem prejudicar o futuro do planeta.

O professor do Curso CPT Como Administrar Pequenas Indústrias, Hélvio Tadeu, destaca que as indústrias acabam provocando impactos no meio ambiente que podem ser amenizados com a adoção de medidas sustentáveis, para que as gerações futuras não paguem um preço alto pelo bem-estar da geração atual.

Ter um olhar mais sustentável não significa interromper crescimento ou diminuir lucros. Além de beneficiar o planeta, em muitos casos, inclusive, significa redução de custos e outros benefícios.

Confira a seguir algumas dicas para tornar seu negócio mais sustentável:

Planejamento Estratégico

O primeiro passo consiste em “olhar para o próprio umbigo”, isto é, verificar de que forma sua empresa atua. Se ela gasta muita energia ou água, se promove desperdícios, se as matérias-primas utilizadas são poluentes, entre outros pontos. A partir dessa análise, é possível promover algumas melhorias, como instalação de janelas e iluminação mais eficiente, ou se é possível continuar produzindo seus produtos com menos materiais.

Compras

Ao comprar insumos para o seu negócio, fique atento a vários detalhes que envolvem seus compradores: a localização, como atuam, se possuem denúncias, se trabalham de forma sustentável, entre outros pontos. Dessa forma será possível construir uma cadeia produtiva mais sustentável.

Gestão Ambiental

Sua empresa deve se preocupar também em eliminar todas as formas de poluição que ela produz, como a poluição visual e sonora, o acúmulo de resíduos no meio ambiente e o uso de matéria-prima sem procedência.

Água

O elemento mais importante para a manutenção da vida na terra também precisa estar no centro das suas preocupações. Busque possíveis vazamentos ou áreas em que há desperdício de água, além de buscar novas alternativas para otimizar o consumo.

Resíduos sólidos

Toda empresa produz resíduos. Mas, é possível encontrar formas de reduzir essa produção ou até mesmo de dar um destino mais sustentável a ela, como a reciclagem ou a compostagem – reaproveitando os resíduos orgânicos. Resíduos perigosos devem ser corretamente descartados ou podem ser encaminhados para empresas especializadas.

Energia

Conforme dito acima, o consumo de energia pode ser otimizado e reduzido. Economizar energia não significa apenas desligar equipamentos ou o interruptor. Alternativas podem ser mais úteis, como pinturas com cores mais claras, janelas amplas, que permitam a entrada de luz durante o dia e a instalação de ventilação cruzada.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial:

Como Administrar Pequenas Indústrias
Como Administrar Pequenas Empresas
Marketing para Pequenas Empresas

Fonte: Sebrae – sebrae.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!