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Soft skills e os comportamentos mais valorizados pelas empresas

Quando associadas ao campo profissional, as soft skills são uma excelente ferramenta para mensurar a amplitude emocional de um indivíduo e destacá-lo dos demais no mercado de trabalho

Quando associadas ao campo profissional, as soft skills são uma excelente ferramenta para mensurar a amplitude emocional de um indivíduo e destacá-lo dos demais no mercado de trabalho

 

Você já ouviu falar em “soft skills”? Se não, saiba que estas são as habilidades comportamentais que nascem com o indivíduo ou são construídas quando em interação com o meio social. Atualmente, essa expressão é a mais empregada no ambiente profissional, principalmente entre os recrutadores ou headhunters.

Em outras palavras, as “soft skills” têm relação direta com a inteligência emocional e a capacidade mental de uma determinada pessoa. Quando associadas ao campo profissional, elas são uma excelente ferramenta para mensurar a amplitude emocional de um indivíduo e destacá-lo dos demais no mercado de trabalho.

O mercado atual busca em um profissional habilidades emocionais, como ética, confiança, atitude positiva, automotivação, trabalho em equipe, organização, capacidade de gerenciamento de múltiplas prioridades, capacidade de trabalho sob pressão, comunicação efetiva, flexibilidade, segurança, além da capacidade de gestão e de relacionamento interpessoal. Enfim, toda e qualquer inteligência emocional de um profissional que faça com que a empresa cresça e prospere.  

Não é à toa que os testes de personalidade vêm sendo, cada vez mais, empregados nos processos de seleção de candidatos das grandes empresas. Principalmente porque muitas companhias apresentam dificuldades com alguns colaboradores, que se mostram despreparados emocionalmente sob pressão, ou ainda, são incapazes de se relacionar bem com os colegas de trabalho e supervisores.

Segundo a psicóloga Emanuelle Arsuffi, “as empresas estão bastante preocupadas em descobrir se o candidato tem atitudes e valores compatíveis aos seus”. Por isso, as grandes corporações buscam no profissional moderno uma visão ampla e positiva, além de excepcional jogo de cintura para lidar com conflitos e construir bons relacionamentos.

10 atitudes que eliminam o candidato durante o processo de seleção:

1. Elencar qualidades que não possui.
2. Ser inseguro, prolixo e confuso.
3. Ser genérico e superficial ao falar de seu perfil comportamental.
4. Não participar de todas as etapas do processo seletivo.
5. Não ter conhecimento básico sobre a empresa e/ou sobre o cargo ao qual concorre.
6. Ser inexato quanto às suas intenções em relação à vaga pretendida.
7. Negociar salário ainda no processo seletivo.
8. Apresentar-se com arrogância e frieza.
9. Mostrar total despreparo para a entrevista.
10. Não portar-se com educação.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: www.exame.abril.com.br/www.oglobo.globo.com

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