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Sete dicas para aproveitar o segundo semestre e alavancar as vendas

Medidas simples podem otimizar as suas vendas e levá-lo a fechar o ano com índices positivos

Vendedora concluindo uma compra

Todo e qualquer empreendimento precisa de metas a longo e curto prazos. Com relação a estas, o início do semestre, período no qual estamos, é momento satisfatório para fazer balanços, corrigir alguns passos em falso que porventura foram dados na primeira metade do ano e, sobretudo, elaborar ações para seguir em alta até o final de 2017.

Confira algumas dicas para manter suas vendas elevadas nesse segundo semestre:

 

Atenção às datas comemorativas

A segunda metade do ano é recheada de datas relevantes para o comércio, como dia dos pais, dia das crianças, início da estação primavera/verão, Natal e Reveillon. Nessas ocasiões, as vendas tendem, naturalmente, a crescer um pouco, mas algumas medidas podem impulsionar os lucros de forma surpreendente. Invista em propaganda e organize a decoração do seu estabelecimento, montando vitrines atrativas que exponham a diversidade e qualidade de seus produtos. “Você não deve colocar em uma vitrine, por exemplo, aquele produto que não tem boa saída e que esteja até precisando de uma força para sair. Ele deve realmente ser mais exposto dentro da loja, mas para atrair no ponto de venda, é preciso expor o que existe de melhor no seu estabelecimento.”, esclarece Adriano Godoy, consultor empresarial e professor do Curso a Distância CPT Loja de Sucesso – Planejamento, Gestão e Marketing. Assim, mesmo aqueles que saíram de casa sem o objetivo de comprar vão se sentir atraídos para entrarem na sua loja e, assim, adquirir seus produtos.


 É necessário preparar a equipe

Quando em processo de compra, o cliente avalia o produto de todas as formas, o que, com certeza, fará com que ele pergunte tudo sobre aquilo que pretende adquirir. Portanto, a equipe de venda, além de estar informada sobre o preço e condições de pagamento daquilo que estão vendendo, precisa saber explicar aos clientes sobre o material usado na confecção do produto, qual sua tendência atual de uso, o modelo que melhor harmoniza com o perfil do cliente, entre outros. Godoy, em seu curso, nos lembra que “são os vendedores que representam a loja durante o atendimento”, por isso, invista na capacitação da sua equipe, oferecendo-lhes crescimento por meio de treinamentos periódicos, palestras e atualizações.


O planejamento precisa ser revisto

Como dito anteriormente, avalie o primeiro semestre e acerte os ponteiros para que a gestão do segundo seja um sucesso. Isso é necessário, pois, em um ano, o cenário econômico no qual o empreendimento se insere pode mudar muito. O risco de uma decisão diminui à medida que se faz uma boa análise de mercado. É assim que se elabora o planejamento estratégico.


Invista em atendimento pessoal e personalizado

Alguns fatores como a qualidade do produto, preço atrativo e ambiente visual do estabelecimento auxiliam muito na fidelização do cliente, mas, com certeza, o diferencial está no atendimento, pois de nada adiantará implementar estratégias de venda se o relacionamento que for estabelecido com ele no primeiro contato não for adequado para mantê-lo fiel à sua empresa. O consumidor, que se torna cada dia mais exigente, requer um tratamento personalizado e hoje não se deve mais pensar em como convencê-lo a comprar tal produto, mas sim qual produto ele quer comprar. Isso só é possível conhecendo o cliente. Por isso, o uso de um banco de dados no sistema do negócio que contenha, além de nome, endereço e telefone, dados adicionais, como profissão, preferências pessoais, hábitos de lazer, ocorrências de compra etc. se faz necessário. Com essas informações, é possível ligar para aquele cliente que trabalha na área da saúde e informar sobre as incríveis peças de cores claras que chegaram, ou mandar uma mensagem para aquela compradora que aparece apenas quando há promoções e informar sobre os descontos que seu negócio está oferecendo, entre outros.


Reative o contato com prospects

Quando o mercado está instável, é preciso ficar atento ao marketing direto e entrar em contato com quem já foi cliente. Mostrar a um comprador antigo que o estabelecimento se lembra dele mandando um cartão de aniversário ou oferecendo descontos especiais para que ele volte à loja é, também, uma importante ação de fidelização.


Avalie seu estoque

Mercadoria acumulada é sinal de que o produto não agradou a maioria dos consumidores ou que o seu estabelecimento não tem facilitado a venda. Considere a realização de promoções e ofertas exclusivas, com preços reduzidos e opções de parcelamento. Estoque parado é dinheiro perdido.


Use a tecnologia a seu favor

Hoje, a internet é a mídia mais usada. Monte o site de seu negócio para a divulgação de seus produtos e promoções ou inscreva-se nas diferentes redes sociais para estreitar as relações com os clientes. Faça sua marca estar presente em todos os meios!

 

 Por Bruna Falcone Zauza

Fonte: Administradores.com - www.administradores.com.br

 

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