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Sábio é quem simplifica seu trabalho

O empresário precisa aprender a trabalhar com a informação no momento da concessão de crédito

Análise de crédito

As empresas enfrentam um problema de difícil solução que se intensifica em momentos nos quais a crise parece mais se acentuar. É o fantasma da inadimplência no crédito. Mas para que ela seja reduzida ou eliminada, o empresário precisa aprender a trabalhar com a informação no momento da concessão de crédito, aprender a administrar sua carteira de crédito e como proceder no momento da cobrança.

Crédito é confiança, segurança de que uma relação é verdadeira. A confiança aumenta quando se conhece mais o cliente. Aí, o trabalho com a informação é fator de diferenciação, que começa no primeiro contato do cliente. Não vale qualquer informação, aquele cadastro que mais parece um boletim de ocorrência policial. Mas sim aquele que oferece mais garantia na relação empresa-cliente, que favoreça a prestação de um serviço de qualidade, mas sem prejuízo.

Logo após a venda, a preocupação se dirige para manutenção da carteira de crédito e implantação de rotinas de cobrança, tudo isto para evitar a temida inadimplência. Você certamente deve ter uma rigorosa rotina de administração de crédito e cobrança! Se ainda não tem, comece avaliando a sua inadimplência. Ao calculá-la, forme um grupo com os clientes que compraram pela primeira vez, os que compraram mais de uma vez e depois aqueles clientes fiéis, que sempre compram. Calcule a porcentagem dos que pagaram em atraso  ou não pagaram. A diferença certamente será grande entre os três grupos. Este é o verdadeiro trabalho de administração de crédito: conhecer o cliente e aferir ganhos para a empresa.

O que você faz com aquele telefone anotado pelo cliente no cupom de compra com cartão de crédito ou no cheque? Se a resposta resumir-se à segurança ou garantia, é muito pouco. Quais são as ações efetivas que sua empresa implementa para oferecer um bom atendimento e serviço diferenciado? Como você protege seu patrimônio? Quanto melhor o trabalho com a informação, mais estreito fica o relacionamento e mais cliente fiel tem a empresa., e como consequência lógica menos inadimplência irá ocorrer.

O CURSO

Conhecedor desse problema das empresas, o CPT - Centro de Produções Técnicas convidou o professor Hélvio Tadeu Cury Prazeres, experiente consultor, para coordenar o curso "Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa", constituído de duas partes, o curso ensina as técnicas de administração da carteira de crédito e cobrança por meio de conteúdo técnico, estudo de casos, exercícios e filmes interativos.

O curso tem um formato moderno e muito prático e você terá condições de implantar as técnicas em sua empresa.

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