Ligue Agora (31) 3899-7000 WhatsApp (31) 99294-0024
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Fidelização de Clientes Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado Curso de Matemática Financeira Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Merchandising Visual para o Seu Negócio Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Curso Como Administrar Pequenas Indústrias Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Implantar um Plano de Cargos e Salários Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções Áreas Afins 10Capacitação na Empresa Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Que tipo de líder você é? Faça já o teste e descubra

O teste a seguir poderá revelar-lhe, aproximadamente, qual a sua tendência em relação aos métodos de liderança, ou seja, se Autocrático, Democrático ou Laissez-faire

Que tipo de líder você é? Faça já o teste e descubra   Artigos Cursos CPT

 

O teste a seguir poderá revelar-lhe, aproximadamente, qual a sua tendência em relação aos métodos de liderança. Algumas perguntas podem ser respondidas imediatamente, outras requerem um raciocínio cuidadoso. Responda a todas de maneira mais honesta possível. Tratando-se de uma pergunta à qual não possa responder baseado em experiência própria, responda o que faria, caso lhe apresentassem a situação descrita.

Para cada pergunta, responda com “sim” ou “não”


1- Você gosta de “dirigir”?
2- De modo geral, acha que vale a pena despender (gastar) tempo e esforço explicando, antes de agir, as razões pelas quais tomou determinada decisão?
3- Você prefere a parte administrativa de seu papel de líder – planejamento, trabalho de escritório em geral – em vez do trabalho de supervisão e do contato direto com os seus subordinados?
4- Entra um estranho em seu departamento e você sabe que é o novo funcionário contratado por um de seus assistentes. Ao aproximar-se dele perguntaria o nome dele em vez de dizer primeiro o seu?
5- Você mantém o seu pessoal a par do desenvolvimento que diz respeito ao grupo?
6- Você nota que ao distribuir as atribuições sua tendência é determinar os objetivos, deixando os métodos a serem empregados a cargo de seus subordinados?
7- Você acha que um líder deve manter-se à distância do seu pessoal, pois com o correr do tempo a familiaridade traz a falta de respeito?
8- Chegou a hora de tomar uma decisão a respeito de uma excursão. Ouviu dizer que a maioria prefere quarta-feira, mas você está plenamente convicto de que seria melhor terça-feira, por diversos motivos. Você submeteria a questão a votos?
9- Se você pudesse, gostaria de dirigir o seu pessoal, como se fosse um grupo de autonomatos, reduzindo os contatos e comunicações pessoais ao mínimo?
10- Você acha muito fácil despedir alguém?
11- Você nota que, quanto mais se mostra amigo do seu pessoal, mais facilidade encontra para dirigi-los?
12- Depois de despender muito tempo, você encontra finalmente a solução para um problema relacionado com o trabalho. A seguir, encarrega um assistente de aplicar a solução encontrada e ele não se desincumbe (cumpre) da tarefa de modo satisfatório. Você se sentiria aborrecido por ver que o problema ainda não foi resolvido em vez de ficar zangado com o assistente?
13- Você acha que um dos melhores meios de se evitar problemas de disciplina é aplicar a devida punição toda vez que um regulamento for infringido?
14- Você está sendo criticado quanto à maneira de orientar uma determinada situação. Tentaria convencer o seu pessoal de que o seu ponto de vista está certo, ou deixaria bem claro que, como chefe, suas decisões devem ser acatadas?
15- Você geralmente deixa a critério dos seus subordinados comunicar-lhe ou não as ocorrências diárias de menor importância?
16- Você acha que todos os componentes do grupo deveriam ter certa dose de lealdade pessoal para com você?
17- Você acha que é melhor formar equipes para resolver problemas em vez de tomar para si as decisões?
18- Alguns peritos no assunto dizem que diferenças de opiniões dentro de um grupo de trabalhadores trazem soluções proveitosas. Outros acham que tais diferenças são indícios de falhas na unidade do grupo. Você concorda com o primeiro ponto de vista?

Marque com um "X" as respostas "SIM": Total de pontos Estilo predominante
1 4 7 10 13 16   Autocrático
2 5 8 11 14 17   Democrático
3 6 9 12 15 18   Lissez-faite

Fonte: Marras, 2002, p. 297-298.


Apuração do resultado


1. Assinale com X as respostas SIM conforme a indicação da tabela ao final do teste;
2. Assinale no campo total de pontos a quantidade de X marcados em cada linha;
3. Verifique o seu estilo de liderança predominante, conforme a maior pontuação (total de X assinalados).

Interpretação do resultado


Liderança Autocrática

Se a sua maior pontuação foi nesse estilo de liderança, você demonstra características de pessoas que lidam de forma autoritária junto à equipe de trabalho, negando-se, muitas vezes, a ouvir e, ou aceitar contribuições, ideias e sugestões de seus liderados.

Liderança Democrática

Se esse estilo foi predominante, em sua pontuação, você demonstra características de pessoas que compartilham as metas com os seus colaboradores, demonstrando receptividade para ouvir e acatar as ideias e sugestões que venham a contribuir para os resultados desejados.

Liderança Laissez-faire

Sendo esse o estilo que obteve a maior pontuação, significa que a sua forma de lidar com a equipe é mais liberal, sem um efetivo controle e acompanhamento do desenvolvimento das etapas, e sim do resultado final.

“O estilo de liderança a ser adotado dependerá da necessidade individual de cada colaborador. Portanto, o líder deverá conhecer os membros da sua equipe: fragilidades, potencialidades, comportamentos, habilidades e atitudes”, afirma Dr. Edson Moura da Silva, professor do Curso a Distância CPT Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança, em Livro+DVD e Curso Online.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Gestão Empresarial.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Djalma

31 de jul de 2017

Obrigado pela atenção. Fiz o agrupamento e contabilizei os pontos. A equivalência que eu falo é que não existe indicação de pontos para atribuir a associação aos 3 resultados. Por exemplo qual pontuação que é a Liderança democrática?

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de ago de 2017

Olá, Djalma.

Por exemplo, se você marcou sim nas questões 1, 4, 7, 10, 13 e 16, você fez 6 pontos para ser um líder autocrático. Se marcou sim na 2, 5, 8, 9, 14 e 17, você fez 6 pontos para ser um líder democrático. E, se marcou sim em 3, 6, 9, 12, 15 e 18, fez 6 pontos para ser um líder laissez-faire. Basta você comparar a pontuação obtida entre os 3 tipos, que definirá qual tipo você é. Se houver empate, significa que você é um híbrido das opções que estão empatadas. 

Eu, por exemplo, marquei 5 pontos em líder autocrático, 2 em democrático e nenhum em laissez-faire. Meu estilo de líder é o autocrático. 

Ressaltamos que não há um número de pontos que define o tipo de liderança, como você sugere, mas sim uma tabela que, pela maioria, estipula a qual tipo você tende mais. 

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Djalma

27 de jul de 2017

Fiz o teste más infelizmente não existe uma equivalência da soma dos pontos com os resultados.

Resposta do Portal Cursos CPT

27 de jul de 2017

Olá, Djalma.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Siga o passo-a-passo descrito na matéria, pois há sim uma equivalência dos pontos com o resultado. Você não deverá simplesmente somar as respostas, mas sim agrupá-las.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!