WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Qual a relação da matemática com o empreendedorismo?

Por serem extremamente necessários, é impossível separar os vários conceitos matemáticos da rotina de empreendimentos

Dinheiro e números - imagem ilustrativa

Guilherme Magalhães, professor do Curso CPT Empreendedorismo e Inovação, destaca que o empreendedorismo é muito mais do que possuir “um dom”: é uma carreira profissional que demanda trabalho árduo e muito conhecimento para evitar que o fracasso seja a única alternativa para o empreendimento.

Esqueça aquele papo de que “vou aprender esse conteúdo de matemática, mas nunca vou utilizá-lo em minha vida”. Se você deseja ser um empreendedor, a matemática básica com certeza fará parte da sua rotina de trabalho. Logo, nenhum conhecimento aprendido até aqui será em vão.

Nesse contexto, mesmo sendo tachada por muitos como algo complicado, difícil e indesejado, percebe-se a importância da matemática para o dia a dia de empresas e empresários. Conhecida por ser uma ciência exata, engloba não só números e fórmulas, como também gráficos e tabelas. Por abarcar também o conceito de raciocínio lógico, a sua relevância para o meio empresarial é ainda mais elevada, facilitando a tomada de decisões consideradas cruciais para as empresas.

Áreas da matemática cruciais para a gestão e a análise de negócios:

- Razão, proporção, regra de três e porcentagem

Diariamente, cálculos de razão, proporção e porcentagem são representados em inúmeras planilhas elaboradas no gerenciamento dos negócios. A boa e velha regra de três não fica de fora: apesar de parecer uma operação simples, é muito mais útil do que se imagina na rotina empresarial.

- Médias, mediana, moda, variância e desvio padrão

Tópicos também considerados, por muitos, como simples, a média, a mediana e a moda integram o conhecimento básico necessário aos administradores, bem como a variância e o desvio padrão.

- Cálculo de gastos, receitas e lucros, bem como suas taxas de variação

Na hora de colocar na balança gastos e receitas, tudo tem que ser detalhadamente analisado para que possíveis inconsistências não sejam responsáveis por induzir os administradores ao erro.

- Ponto de equilíbrio em quantidades e valores

Os cálculos que envolvem o ponto de equilíbrio servem para identificar o faturamento mínimo ou o mínimo de produtos que um negócio deverá vender para que todos os custos e despesas sejam atendidos, por exemplo, ou seja, para que a empresa não opere com prejuízo.

- Matemática financeira

As finanças são consideradas o pulmão de qualquer negócio. Juros compostos, amortização, descontos simples e compostos e taxas de juros são alguns dos conceitos que se constituem como essenciais para uma boa saúde financeira.

- Leitura e interpretação de tabelas e gráficos

Gráficos e tabelas representam de forma mais visual dados vitais não só para a administração financeira, como também a técnica. A falta de interpretação deles ou a leitura equivocada pode representar um prejuízo milionário e, às vezes, pode significar a falência de um empreendimento.

A matemática

A partir de tudo o que foi exposto, classifica-se a matemática como um conhecimento atemporal e totalmente indispensável. Além de ajudar a pensar melhor, essa ciência serve para aguçar a intuição, afinar a capacidade de julgamento, controlar as incertezas e evidenciar a lógica – habilidades benéficas para a administração de empreendimentos.

Ainda inseridos no contexto empresarial, a objetividade que a matemática proporciona é desejável, sobretudo devido às ligações entre o mundo das ideias desse conteúdo com a realidade dos negócios. Por fim, será que você ainda tem dúvidas de quando usará esse conteúdo na sua vida?

 


Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial:

Empreendedorismo e Inovação
Educação Financeira e Empreendedorismo
Administração Financeira na Pequena Empresa

Fontes: Administradores – administradores.com.br
Contabilizei.blog – contabilizei.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!