
Guilherme Magalhães, professor do Curso CPT Empreendedorismo e Inovação, destaca que o empreendedorismo é muito mais do que possuir “um dom”: é uma carreira profissional que demanda trabalho árduo e muito conhecimento para evitar que o fracasso seja a única alternativa para o empreendimento.
Esqueça aquele papo de que “vou aprender esse conteúdo de matemática, mas nunca vou utilizá-lo em minha vida”. Se você deseja ser um empreendedor, a matemática básica com certeza fará parte da sua rotina de trabalho. Logo, nenhum conhecimento aprendido até aqui será em vão.
Nesse contexto, mesmo sendo tachada por muitos como algo complicado, difícil e indesejado, percebe-se a importância da matemática para o dia a dia de empresas e empresários. Conhecida por ser uma ciência exata, engloba não só números e fórmulas, como também gráficos e tabelas. Por abarcar também o conceito de raciocínio lógico, a sua relevância para o meio empresarial é ainda mais elevada, facilitando a tomada de decisões consideradas cruciais para as empresas.
Áreas da matemática cruciais para a gestão e a análise de negócios:
- Razão, proporção, regra de três e porcentagem
Diariamente, cálculos de razão, proporção e porcentagem são representados em inúmeras planilhas elaboradas no gerenciamento dos negócios. A boa e velha regra de três não fica de fora: apesar de parecer uma operação simples, é muito mais útil do que se imagina na rotina empresarial.
- Médias, mediana, moda, variância e desvio padrão
Tópicos também considerados, por muitos, como simples, a média, a mediana e a moda integram o conhecimento básico necessário aos administradores, bem como a variância e o desvio padrão.
- Cálculo de gastos, receitas e lucros, bem como suas taxas de variação
Na hora de colocar na balança gastos e receitas, tudo tem que ser detalhadamente analisado para que possíveis inconsistências não sejam responsáveis por induzir os administradores ao erro.
- Ponto de equilíbrio em quantidades e valores
Os cálculos que envolvem o ponto de equilíbrio servem para identificar o faturamento máximo ou o mínimo de produtos que um negócio deverá vender para que todos os custos e despesas sejam atendidos, por exemplo, ou seja, para que a empresa não opere com prejuízo.
- Matemática financeira
As finanças são consideradas o pulmão de qualquer negócio. Juros compostos, amortização, descontos simples e compostos e taxas de juros são alguns dos conceitos que se constituem como essenciais para uma boa saúde financeira.
- Leitura e interpretação de tabelas e gráficos
Gráficos e tabelas representam de forma mais visual dados vitais não só para a administração financeira, como também a técnica. A falta de interpretação deles ou a leitura equivocada pode representar um prejuízo milionário e, às vezes, pode significar a falência de um empreendimento.
A matemática
A partir de tudo o que foi exposto, classifica-se a matemática como um conhecimento atemporal e totalmente indispensável. Além de ajudar a pensar melhor, essa ciência serve para aguçar a intuição, afinar a capacidade de julgamento, controlar as incertezas e evidenciar a lógica – habilidades benéficas para a administração de empreendimentos.
Ainda inseridos no contexto empresarial, a objetividade que a matemática proporciona é desejável, sobretudo devido às ligações entre o mundo das ideias desse conteúdo com a realidade dos negócios. Por fim, será que você ainda tem dúvidas de quando usará esse conteúdo na sua vida?
Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial:
Empreendedorismo e Inovação
Educação Financeira e Empreendedorismo
Administração Financeira na Pequena Empresa
Fontes: Administradores – administradores.com.br
Contabilizei.blog – contabilizei.com.br
por Renato Rodrigues
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.