WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Quais são as funções de um gerente de loja de varejo?

Um bom gerente é aquele que executa todas as suas funções, que são muitas, com atenção e dedicação

Gerente - imagem meramente ilustrativa

Marcos Lanna, professor do Curso CPT Treinamento de Gerente de Loja, destaca que o mercado de varejo, mesmo em épocas de crise econômica, torna-se cada vez mais importante e concorrido na economia moderna. Neste cenário, só obtém sucesso o empreendimento que for bem gerenciado.

Nesse contexto, o gerente é um profissional que assume papel fundamental, tendo a missão de fazer com que a empresa tenha o melhor rendimento possível, potencializando suas vendas e possibilitando maiores lucros, que é o objetivo principal de qualquer empresa. No entanto, é válido utilizar o jargão de que “com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”.

A figura do gerente não é aquela que apenas dá ordens e que está sempre pronta para cobrar dos seus gerenciados. Além das pessoas, o gerente é responsável por uma série de processos e outras atribuições. Dentre as funções de um gerente de loja de varejo, apontamos as principais¹:

- Abrir a loja

Exceto quando o dono já o faz, a função de abrir a loja é geralmente atribuída ao gerente. Isso implica em chegar ao local antes, organizando toda a equipe e desempenhando outros papeis internos, como a checagem do estoque e o alinhamento de todos os setores, para que a loja esteja pronta para receber os clientes.

- Coordenação

Como mencionado, gerenciar pessoas é um dever do cargo. Cabe ao gerente manter todos os colaboradores alinhados, bem como repassar metas e delegar funções diárias. Isso pode ser feito de forma geral, com frequência definida por esse profissional – diária, semanal, quinzenal, por exemplo –, ou por setor.

- Cuidado

Tudo o que está dentro da loja, bem como máquinas, computadores, balcões e outros equipamentos, compõe o patrimônio do estabelecimento, que precisa ser zelado pelo gerente. Esses elementos demandam checagem e monitoramento constantes, pois também estão inseridos no aspecto financeiro.

- Atendimento

O atendimento fica sempre por conta dos colaboradores, mas isso não significa que o gerente também não possa estar sempre atento aos clientes. Em muitos casos, o “padrão” de atendimento da loja não pode ser perdido, o que faz necessária a presença do gerente próximo à área de vendas, garantindo que a experiência de compra ou de visita dos consumidores seja a melhor possível.

- Financeiro

Tudo o que entra e o que sai exige controle. Desde a compra de suprimentos e mercadorias até a venda efetiva, é imprescindível que esse profissional esteja sempre por dentro, analisando relatórios, autorizando compras, supervisionando pagamentos e organizando a parte financeira.

- Espírito de liderança

O gerente representa um nível hierárquico acima dos vendedores. Entretanto, não por isso, ele deve ser aquela pessoa que manda para que os outros obedeçam. O papel do chefe autoritário foi superado pelo do líder motivador, isto é, pela pessoa que, além de liderar, motiva sua equipe rumo ao sucesso.

- Inovações e tendências

O mercado do varejo está inserido em um contexto mutável, ou seja, tudo o que é tendência hoje pode não ser mais amanhã, ao mesmo passo em que novas opções vão surgindo e se tornando trends. Logo, acompanhar essa mudança constante significa inovar e estar atento às tendências, uma função quase intrínseca ao gerente.

- Fidelização

Comércios do varejo precisam de clientes fiéis, que, além de estarem sempre comprando, indique o estabelecimento para outras pessoas. Garantir a fidelização faz parte de um conjunto de medidas que o gerente pode adotar para otimizar as vendas e para se aproximar ainda mais do seu público.

 

¹ É importante ressaltar que as funções variam de estabelecimento para estabelecimento. Esse artigo dá conta das mais comuns à maioria dos gerentes.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial:

Treinamento de Gerente de Loja
Capacitação de Atendente de Loja – Técnicas de Vendas
Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes – Treinamento de Gerentes

Fonte: Hiper – hiper.com.br/blog/
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!