São vários os tipos de atendimento ao cliente, seja ele mais tradicional, como o telefone, seja ele uma tendência do momento, como uma videoconferência. Em todos os casos, a melhor abordagem é aquela voltada ao perfil do consumidor, que atenda às suas principais necessidades e gere bons resultados para a empresa, como aumento das vendas. Vejamos abaixo cada um deles com mais detalhes.
Chat
O chat é um tipo de atendimento mais versátil, que oferece aos clientes praticidade, comodidade e rapidez. Não é mera coincidência que essa modalidade venha se destacando cada vez mais no mercado, independentemente de o contato ser por chatbots ou por atendentes reais. Inclusive, o chat é o preferido da Geração Y.
As mensagens via e-mail ainda são uma forma eficiente de atendimento a clientes, que potencializa as vendas da empresa quando bem explorado. Grande parte dos clientes procura resolver seus problemas por e-mail, pois o acham mais prático e seguro. Além disso, o endereço eletrônico é uma forma de fazer ofertas personalizadas aos clientes.
Fóruns
As marcas têm investido nos fóruns como uma modalidade de atendimento para melhorar as vendas. Na verdade, trata-se de um canal consolidado para interação com o público, seja para resolver problemas dos clientes seja para tirar as dúvidas deles. E os resultados têm sido surpreendentes!
Redes sociais
As redes sociais são igualmente eficientes no atendimento aos clientes. Entretanto, é preciso lhes oferecer rápidos feedbacks. Na verdade, o público espera respostas o mais rapidamente possível. Alguns esperam retorno em até 24 horas enquanto outros querem uma resposta em até uma hora. Ao oferecer isso aos clientes, a empresa proporciona a eles uma boa experiência.
Telefone
O telefone permanece como um dos tipos de atendimento a clientes mais utilizados pelo público. Entretanto, muitos consumidores reclamam do longo tempo de espera para resolução de problemas. Para otimizar esse canal, é importante um número SAC exclusivo para atender às reclamações e buscar as melhores soluções.
Videoconferência
A videoconferência é uma nova tendência de atendimento, com baixo custo operacional. Muitos clientes preferem uma interação com os vendedores de forma mais personalizada. Ao verem e ouvirem os atendentes em tempo real, essa interação ocorre com mais fluidez. Além disso, ao observarem os detalhes do produto no vídeo, é mais fácil decidir (ou não) pela compra.
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Fonte: blog.contaazul.com
Por Andréa Oliveira
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