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Quais as características de uma empresa com equilíbrio financeiro?

A função primordial do planejamento financeiro é proporcionar um duradouro equilíbrio financeiro à empresa

Quais as características de uma empresa com equilíbrio financeiro?   Artigos Cursos CPT

 

A função primordial do planejamento financeiro é proporcionar um duradouro equilíbrio financeiro à empresa. “Ele é facilmente percebido pela facilidade que a empresa tem de se posicionar no mercado e definir políticas de investimento”, afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso a Distância CPT Administração Financeira na Pequena Empresa, em Livro+DVD e Curso Online.

O equilíbrio financeiro manifesta-se, principalmente, nas seguintes características:



- Permanente equilíbrio entre ingressos e desembolsos de caixa;
- Capital próprio tende a aumentar;
- Rentabilidade do capital investido satisfatória;
- Melhor aplicação do capital de giro;
- Rotação de estoque compatível com o volume de vendas;
- Estabilidade dos prazos de recebimento e pagamentos;
- Imobilização de capital compatível com o volume de produção e comercialização;
- Estoque equilibrado com produção e vendas;
- Normalidade na quitação dos pagamentos e liquidez nos recebimentos;
- Crédito garantido junto a instituições financeiras.

Uma estratégia financeira inclui:



- Requisitos financeiros: determina custos iniciais para a abertura de uma empresa. A estimativa de custos iniciais e futuros proporciona uma visão realística dos requisitos financeiros para o sucesso.

- Estimativa de despesas iniciais: ajuda a fazer a estimativa de despesas para, pelo menos, o próximo mês. Depois de estimar suas despesas mensalmente, multiplique-as por três para ter o montante de dinheiro necessário para cobrir as despesas por três meses.

- Objetivos de desempenho financeiro: determina o retorno sobre o investimento esperado, os objetivos de vendas com flutuações sazonais, os objetivos de custo de produção e outros objetivos de despesas controláveis.

- Vendas estimadas e despesas operacionais: essas estimativas devem se originar a partir de uma combinação de projeções de mercado, de objetivos financeiros, de resultados competitivos e de uma avaliação realística do ambiente atual de mercado.

- Fluxo de caixa estimado: as empresas fracassam porque falta dinheiro para pagar suas despesas. Sendo assim, o fluxo de caixa é mais importante que vendas ou lucros. Ao determinar a quantia em dinheiro que será necessária para manter o negócio, devem-se considerar todos os custos, despesas e
perdas projetados. Este importante exercício ajudará a determinar se haverá problemas previsíveis com despesas. Se a falta de dinheiro ficar aparente, há de se considerar um plano alternativo, como um financiamento adicional.

Ao formular o plano financeiro, considerem-se os fatores a seguir, que frequentemente levam empresas à ruína:



- Falha no reconhecimento de tendências sazonais;
- Retirada de dinheiro em excesso da empresa para cobrir despesas pessoais;
- Investimento excessivo em estoques;
- Planos de expansão extremamente agressivos;
- Pouco recolhimento de contas a receber de clientes.

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Por Silvana Teixeira.

 

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