WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Proatividade: o caminho para o sucesso profissional

Ser proativo é uma característica comum de pessoas que deixaram suas marcas na humanidade e trouxeram mudanças positivas e crescimento na nossa história

Proatividade: o caminho para o sucesso profissional   Artigos Cursos CPT

 

Proatividade é um termo muito utilizado hoje em dia tanto para o meio acadêmico quanto no corporativo. Mas, afinal, o que é proatividade? Qualquer pessoa pode se tornar proativa? Quais características e habilidades são necessárias para ser um aluno e/ou profissional proativo? “Essas e outras questões, tão importantes para o crescimento pessoal e profissional, devem ser muito bem pensadas antes de serem respondidas”, afirma Thiago Baptista, professor do Curso a Distância CPT Estratégias de Coaching para Jovens Empreendedores.

Importância da proatividade


Por que a proatividade é uma característica importante? Porque quem é proativo se destaca dos demais e consegue construir um caminho de sucesso e conquistas. Ser proativo é uma característica comum de pessoas que deixaram suas marcas na humanidade e trouxeram mudanças positivas e crescimento na nossa história. Uma vez desenvolvida essa qualidade, o empreendedor poderá escrever uma história de sucesso.

A pessoa proativa é ativa, é a favor da ação


A primeira palavra que vem em mente quando falamos de proatividade é antecipação. Proativo, no primeiro momento, é quem se antecipa no pensamento e nas ações. E seu desdobramento é você se tornar uma pessoa realizadora. A pessoa proativa é ativa, é a favor da ação. Ela age o tempo todo e por isso é muito valorizada no meio profissional. Agora você entende porque as pessoas que alcança, sucesso são as proativas. Elas estão em constante movimento e realizações.

O que antecede a ação é o pensamento


Sabemos, também, que o que antecede a ação é o pensamento. Seguindo essa lógica, temos quatro conceitos importantes: pensamento, ação, hábito e destino. Se você tiver uma mente proativa, consequentemente entrará em ação sobre os vários projetos sociais e profissionais; isso fará com que desenvolva hábitos saudáveis e alinhados com suas metas e objetivos. E é aqui que vemos os grandes benefícios de ser proativo: construir o próprio destino, realizar os sonhos, ser o protagonista da própria história, não ser refém das circunstâncias e transformar o ambiente negativo para um ambiente favorável.

Segundo Stephen R. Covery, autor do livro “Os 7 hábitos de pessoas altamente eficazes”, “ser proativo é mais do que tomar a iniciativa. É reconhecer que somos responsáveis pelas nossas próprias escolhas e que temos a liberdade de escolher com base em princípios e valores, mais do que em circunstâncias e condições. As pessoas proativas são agentes da mudança e escolhem não ser vítimas, não ser reativas, nem por a culpa nos outros.”

É exatamente essa lógica que faz com que a proatividade seja uma característica muito importante e, portanto, presente em todas as pessoas diferenciadas.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) abaixo:


- Para que existem as regras? Para serem questionadas e melhoradas!
- Empreendedorismo? Conheça o pensamento concreto e pensamento difuso!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Gestão Empresarial.
Por Silvana Teixeira. 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!