
Empreendedores que possuem negócios familiares devem preparar os filhos para cuidarem do legado da família, anuncia o professor do Curso a Distância CPT Administração Financeira na Pequena Empresa, Hélvio Tadeu.
Muitas vezes uma das dúvidas dos empreendedores em relação ao seu negócio é a dúvida do futuro. Como preparar a próxima geração para assumir o negócio da família é uma das questões mais complicadas para eles. A importância de se resolver esta dúvida é que nas pequenas e médias empresas familiares, a sucessão tem grande importância. Além disso, cuidar da empresa da família não é uma missão simples.
- Empresa e valores familiares
A família não é algo que se compra e são valores que se constroem conjuntamente, e nem sempre as relações são fáceis. Há casos de falta de profissionalização, onde parentes ocupam cargos que não condizem com sua formação, recebem salários supervalorizados e há extrema competitividade.
- Investimento na governança das próximas gerações
A governança consegue resolver a situação que se desenvolve nesse ciclo de conflitos e falta de profissionalização. Assim, o primeiro passo é investir na educação das novas gerações. Muitos jovens podem demonstrar desinteressem em prosseguir com os negócios da família, então o ideal é que estes tenham experiências e educação que favoreçam o contrário.
- Profissionalismo
Para garantir a qualidade do negócio ou empreendimento, apenas pessoas qualificadas devem assumir. Um membro da família, para chegar a uma função de importância, deverá se profissionalizar para tal.
- Mandatos e cargos
Muitas vezes, ocorre um erro na gestão e na troca da administração dos negócios familiares. Os empreendedores fundadores tardam ao máximo para deixar o comando de seus negócios. Eles deveriam começar a passar o mandato a seu sucessor com antecedência para que ocorra troca eficiente de gestão e de informações necessárias, fazendo com que haja manutenção dos valores da empresa.
- Não persista no erro
Existe a ideia errônea de pensar que alguns cargos são propriedades privadas dos familiares, como pais que passam o cargo apenas para o “primogênito”, sendo necessário progredir nesse sentido.
Outro ponto importante para a troca de sucessão é cortar todas as más práticas, para que erros comuns não se repitam em gestões futuras.
Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online da Área Gestão Empresarial
Administração Financeira na Pequena Empresa
Como Administrar Pequenas Empresas
Agência de Ecoturismo - Estrutura, Operação e Elaboração de Roteiros
Fonte: Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios – revistapegn.globo.com
por Renato Rodrigues
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.