WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Prepare seus filhos para assumir o negócio da família

A sucessão tem grande importância nas empresas familiares

Criança empresária

Empreendedores que possuem negócios familiares devem preparar os filhos para cuidarem do legado da família, anuncia o professor do Curso a Distância CPT Administração Financeira na Pequena Empresa, Hélvio Tadeu.

Muitas vezes uma das dúvidas dos empreendedores em relação ao seu negócio é a dúvida do futuro. Como preparar a próxima geração para assumir o negócio da família é uma das questões mais complicadas para eles. A importância de se resolver esta dúvida é que nas pequenas e médias empresas familiares, a sucessão tem grande importância. Além disso, cuidar da empresa da família não é uma missão simples.

- Empresa e valores familiares

A família não é algo que se compra e são valores que se constroem conjuntamente, e nem sempre as relações são fáceis. Há casos de falta de profissionalização, onde parentes ocupam cargos que não condizem com sua formação, recebem salários supervalorizados e há extrema competitividade.

- Investimento na governança das próximas gerações

A governança consegue resolver a situação que se desenvolve nesse ciclo de conflitos e falta de profissionalização. Assim, o primeiro passo é investir na educação das novas gerações. Muitos jovens podem demonstrar desinteressem em prosseguir com os negócios da família, então o ideal é que estes tenham experiências e educação que favoreçam o contrário.

- Profissionalismo

Para garantir a qualidade do negócio ou empreendimento, apenas pessoas qualificadas devem assumir. Um membro da família, para chegar a uma função de importância, deverá se profissionalizar para tal.

- Mandatos e cargos

Muitas vezes, ocorre um erro na gestão e na troca da administração dos negócios familiares. Os empreendedores fundadores tardam ao máximo para deixar o comando de seus negócios. Eles deveriam começar a passar o mandato a seu sucessor com antecedência para que ocorra troca eficiente de gestão e de informações necessárias, fazendo com que haja manutenção dos valores da empresa.

- Não persista no erro

Existe a ideia errônea de pensar que alguns cargos são propriedades privadas dos familiares, como pais que passam o cargo apenas para o “primogênito”, sendo necessário progredir nesse sentido.

Outro ponto importante para a troca de sucessão é cortar todas as más práticas, para que erros comuns não se repitam em gestões futuras.

 


Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online da Área Gestão Empresarial

Administração Financeira na Pequena Empresa
Como Administrar Pequenas Empresas
Agência de Ecoturismo - Estrutura, Operação e Elaboração de Roteiros

Fonte: Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios – revistapegn.globo.com
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!