O final do ano já está se aproximando e é a hora de todos os comerciantes pensar em estratégias para esse clima de festas e férias. Ao mesmo tempo que essa época pode significar lucro, também pode significar estagnação, pois muitas pessoas viajam e até mesmo adotam um estilo de vida mais “caseiro”.
O professor do Curso CPT Treinamento de Gerente de Loja, Marcos Lanna, explica que nessa época deve-se ter um bom planejamento para atrair novos clientes e, também, para fazer os antigos continuarem a frequentar seu estabelecimento comercial.
Antes de qualquer coisa, é preciso entender que o momento requer atenção especial e que, sim, é possível aquecer esse período morno para os negócios. Confira a seguir algumas estratégias que te ajudarão a evitar que seus lucros também tirem férias:
Promoções
Estabelecimentos comerciais podem e devem apostar em promoções para aumentar suas vendas nesse período mais fraco. Lojas de roupas e calçados, por exemplo, têm a oportunidade perfeita para promover “liquidações” ou “bazares” com o que sobrou do natal.
Bares, lanchonetes e restaurantes têm como opção apostar em um menu especial ou promover algum evento para atrair os clientes, como shows ao vivo ou rodadas duplas de bebidas, ou ainda 2 pratos pelo preço de um.
E-commerce
Também pensando nos dois tipos de comércio, o e-commerce é uma forma de levar ao seu cliente, mesmo longe, o seu produto, que ele já conhece. Esse comércio eletrônico também pode beneficiar as empresas do ramo da alimentação, pois é possível criar um aplicativo de entregas ou promover um atendimento virtual via rede social.
Comunicação
Só quem é visto, é lembrado, certo? Então, você precisa fazer seu negócio aparecer! Tanto as promoções quanto a nova estratégia do “e-commerce” não farão o sucesso desejado se seus clientes não souberem que você está promovendo-as.
As redes sociais são uma excelente ferramenta para tal finalidade. Além de promoções, você também pode reafirmar os horários de funcionamento e promover sorteios para aumentar o engajamento em suas publicações.
Planejamento financeiro
Nessa época de incertezas, pode ser que mesmo com a utilização de diversas estratégias, “a conta não feche”. Para se prevenir, é importantíssimo fazer um planejamento financeiro o ano todo, de forma a reservar uma quantia para “emergências”, que pode ser utilizada nessas situações.
Cuidado ao fechar seu estabelecimento
É muito comum que os funcionários ganhem férias coletivas, com o comércio fechado após o natal e reabrindo apenas após o ano novo. Nesse caso, cuide da segurança do seu estabelecimento! Alarmes, travas, grades e câmeras garantem uma proteção a mais contra criminosos e atos de vandalismo. E, não se esqueça também do mais importante: avisar a seus clientes que suas portas estarão fechadas por determinado período.
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Fonte: Lista mais – blog.listamis.com.br
por Renato Rodrigues
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