Em qualquer tipo de negócio, as vendas são o resultado de uma boa negociação. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, saber negociar não é um dom, é um aprendizado. De fato, algumas pessoas têm mais facilidade do que outras para a negociação, porém, qualquer pessoa é capaz de se tornar um bom negociador. Se pararmos para pensar, a negociação está presente em grande parte das interações no nosso dia a dia.
Nelson Maciel e Raquel Carneiro, professores do Curso a Distância CPT Negociação – Técnicas e Estratégias de Sucesso, disponível definem que saber negociar é uma arte: requer sensibilidade, criatividade, assertividade, capacidade de análise, compreensão das relações por meio de acesso a conceito e técnicas.
A negociação nada mais é do que um processo de persuasão e de tomada de decisões entre duas ou mais pessoas que buscam a solução de um problema em comum ou a barganha sobre algo. A partir do momento em que compreendemos esse conceito, fica mais fácil trabalhar com a negociação a nosso favor, sobretudo porque há técnicas para isso.
Conheça a seguir alguns dos pontos principais para uma boa negociação:
- Bom relacionamento
Em primeiro lugar, um bom relacionamento deve pautar uma negociação, haja vista que ninguém compra alguma coisa de alguém que não confia. Dessa forma, a negociação só se realizará caso eu acredite na outra pessoa e vice-versa.
- Alternativas
Sabe o famoso plano B? Em uma negociação, como não é possível prever o seu final, ter um plano B, e, em alguns casos, um plano C, é um dos pontos cruciais para que ela se realize da melhor forma possível.
- Boa comunicação
O processo de comunicação envolve três palavras básicas: emissão, recepção e validação. Após a emissão do que se pretende negociar, a outra pessoa recebe o recado e, após assimilá-lo o torna válido. Vale ressaltar que essa emissão não precisa ser, necessariamente, oral. O envio de uma mensagem é uma forma de emissão, que precisa ser recebida e validada pelo outro.
- Interesses
É fundamental que todas as partes envolvidas deixem claro quais são seus interesses. É preciso que esses interesses sejam convergentes ou paralelos para que se estabeleça uma negociação.
- Opções
Após a exposição dos interesses, deve-se avaliar quais opções atingirão as expectativas das duas partes. Nesse momento também é possível expandir a negociação, uma vez que alguns interesses podem aumentar as opções.
- Legitimidade
Todas as propostas devem ser legítimas, isso é, ter uma fundamentação. Em um exemplo prático, quando há uma proposta cujo objetivo seja vender um produto que gere mais eficiência na produtividade, deve-se apresentar estudos, relatos de pessoas que já utilizaram e que conseguiram os objetivos propostos, entre outros dados.
- Compromisso
Por fim, sempre que há uma negociação, há o dever de cumprir tudo o que foi prometido nela. Isso faz com que a negociação dê certo e que o relacionamento entre as partes se estenda.
Conheça os Cursos a Distância CPT, e Cursos Online da Área Gestão Empresarial:
Negociação – Técnicas e Estratégias de Sucesso
Como Administrar Pequenas Empresas
Administração Financeira na Pequena Empresa
Fontes: Administradores – administradores.com.br
Milk Point – milkpoint.com.br
por Renato Rodrigues
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.