WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Planejamento: primeiro passo para abrir o próprio negócio

Existem vários tipos e níveis de planejamento nas empresas, com características e objetivos diferentes, que aumenta em complexidade conforme o tamanho das empresas

Futuro

Existem vários tipos e níveis de planejamento nas empresas, com características e objetivos diferentes. Podemos citar o planejamento mercadológico, financeiro, da produção, de recursos humanos (ou do capital humano, para sermos mais atuais) e o organizacional. O planejamento aumenta em complexidade conforme o tamanho das empresas. Trata-se do primeiro passo a ser dado por qualquer empreendedor antes de abrir as portas do próprio negócio, se quiser sobreviver ao mercado e prosperar.

Segundo Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso CPT Como Administrar Pequenas Empresas, “Grandes empresas têm departamento exclusivo para planejar as suas ações. As pequenas empresas não necessitam de algo tão complexo, mas nem por isso deixarão de se orientar”.

O pensar e o agir


O planejamento envolve basicamente duas atividades: o pensar e o agir. À medida que estamos escolhendo que futuro querer para o nosso negócio, estamos “pensando” nosso negócio e o ambiente no qual estamos atuando. E, além de pensar (analisar), estamos tomando decisões em função do que somos hoje e do que queremos (escolha/decisão) para o futuro. Escolher o futuro, então, é analisar o ambiente do negócio e tomar decisões. Construir o futuro significa agir, colocar em prática as decisões tomadas, para que possamos construir o futuro desejado no presente.

O planejamento: processo de idealização e criação de um futuro


A criação e a manutenção de um negócio é um problema de crescimento econômico e aumenta a percepção da importância da pequena empresa no desenvolvimento econômico do Brasil. Embora predomine no ensino profissionalizante e universitário a cultura da “grande empresa”, cresce o número de publicações acerca do empreendedorismo e da importância do planejamento para o sucesso do empreendimento. Nas palavras de Peter Drucker, "o planejamento é o processo de idealização e criação de um futuro desejado e de alocação de meios e recursos para alcançá-lo, bem como acompanhamento e aferição da eficácia destes, quanto aos objetivos estabelecidos. Certamente não há nada tão inútil quanto fazer com grande eficiência algo que nunca deveria ser feito".

O planejamento: mecanismo flexível, simples e contínuo


O planejamento, para que seja bem feito, deve contar com a participação de todos os membros envolvidos em decisões, ser flexível, simples e contínuo, ou seja, deve fazer parte da agenda de todos dentro da empresa. A direção deve acompanhar e dar todo o apoio em sua elaboração. Para que o planejamento seja completo, é preciso traçar o que fazer, quando fazer, como fazer, quem vai fazer e o sistema de acompanhamento e controle.

Tipos de Planejamento


1- Planejamento Mercadológico

O planejamento mercadológico orienta a empresa na atuação no mercado. Define a política de produtos e serviços, a segmentação de mercado, diferenciação, política de preços, plano de promoção e vendas, canais de distribuição, pesquisa mercadológica, fidelização de clientes, merchandising visual, dentre outros. O planejamento financeiro trata do controle de todos os custos de produção e despesas de comercialização, plano de investimentos, plano de compras, controle de estoques, fluxo de caixa, orçamento, e traça indicadores econômico-financeiros.

2- Planejamento de Produção

O planejamento de produção responsabiliza-se pelo plano da capacidade de produção, controle de qualidade, plano de aquisição de matéria-prima, utilização de mão de obra e expedição de produtos.

3- Planejamento de Recursos Humanos

O planejamento de recursos humanos apropria-se dos estudos acerca da gestão do conhecimento e trata as pessoas não como recursos e sim como capital humano. Nesse domínio, encontra-se o plano de recrutamento e seleção, plano de capacitação e treinamento, plano de cargos e salários e plano de promoções.

4- Planejamento Organizacional

O planejamento organizacional elabora o plano diretor de sistemas, o plano de estrutura geral, o plano de rotinas, plano de informações gerenciais e plano de comunicações. Mas não existe planejamento sem ação. Um bom planejamento deve, obrigatoriamente, contemplar um plano de ação. As escolas de empreendedorismo, bem como toda a literatura disponível sobre o assunto, denominam este plano de ação de Plano de Negócios.

Conheça os Cursos CPT da área Gestão Empresarial.
Por Silvana Teixeira.

Salvar

Faça já o Download Grátis
Faça já o Download Grátis Como Iniciar seu Negócio

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!