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Planejamento estratégico: você sabe o que é isto?

O planejamento estratégico deve definir onde se quer chegar, qual o público que se deseja atingir, qual a missão da empresa no mercado, ou seja, o que ela vai oferecer para o seu consumidor

Planejamento estratégico: você sabe o que é isto?   Artigos Cursos CPT

 

O empreendedor moderno faz pesquisas, planeja, traça um caminho para o seu negócio antes de se aventurar em abrir a sua loja. Há tempos, em nosso país, para se ter ideia, muitos andaram abrindo lojas ao léo, uma atrás da outra, e acabaram engordando as estatísticas das quebras, antes de se completarem os primeiros cinco anos de funcionamento. "No Brasil, isso passou a ser um índice de referência: uma empresa só é vista como sadia a partir do momento que sobreviver aos primeiros cinco anos de existência", afirma Adriano Godoy, professor do Curso a Distância CPT Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing.

Estamos vivendo a era do planejamento estratégico, onde se programa passo a passo os caminhos do novo negócio ou até mesmo da empresa já estabelecida, para lidar com as contingências do mercado. O planejamento estratégico deve definir onde se quer chegar, qual o público que se deseja
atingir, qual a missão da empresa no mercado, ou seja, o que ela vai oferecer para o seu consumidor.

Hoje em dia se recomenda um planejamento amplo, pensando no seu negócio e em sua sobrevivência nos primeiros anos, e mais do que isso: projetar para saber se sua empresa tende a existir nos próximos 10 anos. Parece exagero, mas, com as mudanças dos últimos anos, o mercado ficou mais competitivo e somente as empresas com foco e preparadas sobreviverão e prosperarão.

Entre as mudanças dos últimos anos, podemos destacar


- A concorrência aumentou;
- O cliente ficou mais exigente;
- O poder aquisitivo do consumidor caiu;
- A competição pela sua renda aumentou;
- A entrada do produto estrangeiro no país – que antes era boa e cara, hoje é boa e barata;
- A alta carga tributária e gente para fiscalizar;
- O código de defesa do consumidor;
- A falta de mãodeobra qualificada;
- As mudanças nas motivações de consumo, dentre outras.

O planejamento é uma forma de pensar sobre o futuro do negócio. É preciso saber para onde vai o negócio, como chegar mais rapidamente e o que fazer para diminuir os riscos. Existe alta taxa de mortalidade que chega a 90% das empresas abertas no Brasil. É preciso conhecer o setor de seu negócio, o mercado, ter talento gerencial, relacionamento interpessoal sadio e saber lidar com assuntos mais técnicos ou legais. Um bom plano de negócios pode, inclusive, ajudar na captação de recursos junto ao banco.

Hoje em dia, falase muito em Planejamento Estratégico nas empresas. E, no caso do varejo, isso não é diferente. É preciso definir qual será a missão da loja no mercado. Com isso, todos os objetivos e as atividades que a loja planeja empreender no futuro devem se ncorporar a uma declaração de missão.

O planejamento possui basicamente três frentes específicas


- Plano de marketing;
- Plano financeiro; e
- Plano de requisitos legais.

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Por Silvana Teixeira.

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