WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão
Cursos da Área Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Fidelização de Clientes Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Merchandising Visual para o Seu Negócio Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Curso Como Administrar Pequenas Indústrias Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios Curso Como Implantar um Plano de Cargos e Salários Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções Áreas Afins 10Capacitação na Empresa Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Pessoas resilientes são cada vez mais procuradas e valorizadas pelas empresas

Pessoas resilientes, que transformam as adversidades da vida, com flexibilidade e criatividade, em aprendizado, são muito procuradas e valorizadas pelas empresas

 

Pessoas resilientes, para os poucos habituados com o termo, são aquelas dotadas de extrema força de vontade, capazes de transformar as adversidades da vida, como as crises, traumas, perdas, transformações, rupturas e desafios, com muita flexibilidade e criatividade, em aprendizado. Em outras palavras, e de uma forma mais simplificada, pessoas resilientes são aquelas que “dão a volta por cima”, fazendo de cada problema uma boa oportunidade de aprendizado e crescimento emocional.

No mercado de trabalho, por sua vez, um profissional resiliente é muito procurado e valorizado. Empresas de todos os segmentos buscam funcionários que sejam resilientes, que suportem bem a pressão, que sejam flexíveis e criativos na resolução dos problemas. Mas o termo resiliente relacionado a empresas, não para por aí. Atualmente, podemos afirmar que até mesmo as próprias empresas têm de ser resilientes. É fundamental que elas encarem as crises de frente, com muita criatividade e bom senso, tornando-se cada vez mais renovadas e fortalecidas, garantindo o sustento de várias famílias.

Resiliência empresarial

Uma empresa resiliente é uma organização inteligente, reflexiva, na qual seus integrantes estão livres para exercitar sua inteligência, liberdade de expressão e responsabilidades. No entanto, alguns fatores são fundamentais para que uma empresa se torne resiliente. E, para que isto seja possível, primeiramente ela tem de trabalhar a resiliência de seus funcionários. Neste sentido, pode-se afirmar que se as pessoas que tomam as decisões em uma empresa são resilientes, então, como é de se esperar, elas conseguem guiar a empresa em épocas de crise. Líderes resilientes aprendem com os erros e conseguem superar os problemas, minimizando os problemas da empresa e, ainda, servindo de modelo aos demais funcionários.

Características da resiliência

- Resiliência nata

Diversos estudiosos do assunto afirmam que a resiliência é uma característica de nascença. Portanto, certas pessoas já nascem resilientes, já têm uma capacidade de se reestruturar e se transformar dependendo do desafio. No entanto, essa capacidade de ser resiliente também pode ser aprendida, porém, de acordo com as pessoas, em graus variados.

- Resiliência adquirida

Por meio da ajuda de um profissional e de muita força de vontade, uma pessoa consegue adquirir ou aumentar o seu grau de resiliência. A terapia ajuda o indivíduo na obtenção de uma maior tolerância a mudanças, a definir objetivos de vida, a ser mais otimista, a respeitar seu próprio comportamento e, ainda, a fortalecer sua estrutura emocional. Além disso, para que uma pessoa consiga adquirir resiliência também é necessário poder contar com a ajuda das pessoas com as quais convive, já que ela pede por parcerias, empatia e encontros.

Dicas para ser um profissional mais resiliente


1- Enxergue as mudanças e as dificuldades como oportunidades de aprendizado profissional;

2- Tenha autoconfiança;

3- Use o bom humor para lidar com os momentos de estresse;

4- Controle o seu emocional, não perca o foco de suas atividades e tenha flexibilidade ao enfrentar; situações difíceis

5- Tenha empatia e coloque-se no lugar do outro quando estiver diante de conflitos;

6- Seja proativo e desenvolva com esmero suas tarefas, atividades e projetos;

7- Seja sempre otimista;

8- Antes de agir,  analise e reflita sobre todas as possibilidades de resolução dos problemas;

9- Seja sociável na empresa e cative bons relacionamentos; e

10- Cultive os bons princípios e valores positivos

Por Silvana Teixeira

Confira os Cursos CPT da área Gestão Empresarial

Fontes: abril.com.br; uol.com.br;

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!