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Pequenas empresas - dicas para sobreviver aos primeiros dez primeiros anos de vida

A cada cinco minutos um novo negócio é aberto no Brasil. Porém, para que as pequenas empresas consigam sobreviver aos dez primeiros anos, o empresário deverá estar atento a algumas dicas

Pequenas empresas - dicas para sobreviver aos primeiros dez primeiros anos de vida

Pesquisas recentes do Sebrae e do GEM (Global Entrepreneurship Monitor) mostram que mais de 40% dos brasileiros gostariam de ter o seu próprio negócio, porém, 35% deles têm medo de fracassar nos primeiros dez anos de vida. Medo válido e justificável, visto que as estatísticas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) comprovam que 48% das pequenas empresas brasileiras, de fato, não conseguem sobreviver até os três anos das empresas. Mesmo assim, apesar de tantos dados negativos, a taxa de empreendedorismo no país vem crescendo muito nos últimos anos e a cada cinco minutos, um novo negócio é aberto em território brasileiro.

O novo empresário deve estar preparado para atravessar os ciclos mais críticos do seu negócio

O novo empresário deve estar preparado para atravessar os ciclos mais críticos do seu negócio

Iniciar um projeto, investir tempo e dinheiro na sua realização, apostar em um sonho, não pode ser visto como uma aventura, afinal, em tempos difíceis, não há nada pior que ter prejuízos. Para que tenha sucesso em sua iniciativa, o novo empresário deve, antes de dar início ao seu projeto, estar preparado para atravessar os ciclos mais críticos do seu negócio e isso só será possível se ele for capaz de definir estratégias, trabalhar com planejamentos e tiver conhecimento profundo do produto, do mercado e dos concorrentes. Estando preparado, ele poderá, futuramente, mapear as falhas do seu negócio, apontar suas possíveis soluções e, ainda, antecipar problemas futuros, o que garantirá vida longa ao seu empreendimento. O empreendedor fortuito, despreparado para abrir o seu próprio negócio, com certeza cairá nas armadilhas que ameaçam a “saúde” dos negócios: excesso de otimismo, visão distorcida do mercado, falta de indicadores confiáveis, expansão descontrolada, acomodação, entre outras.

Errar faz parte de qualquer iniciativa e iniciar um novo projeto, raramente é uma experiência tranquila. Abrir um negócio acarreta em correr riscos, que só serão vencidos se o novo empreendedor for astuto e conseguir reagir ao mau passo com rapidez. Para isso, é fundamental que ele esteja munido de informações. Quanto mais souber, quanto mais conhecimentos ele tiver sobre tudo o que acontece a sua volta, maiores serão as chances de sucesso da sua empresa. Quer que seus negócios tenham sucesso e vida longa? Saiba como acompanhando as dicas abaixo. Elas  ajudarão você a direcionar com sucesso o seu empreendimento.

Sem pesquisar o mercado, há grandes chances de o seu projeto empresarial nem sair do papel

Sem pesquisar o mercado, há grandes chances de o seu projeto empresarial nem sair do papel

1- Pesquise o mercado

Muitas vezes somos induzidos pelos nossos próprios sonhos, sonhos daquilo que gostamos, daquilo que gostaríamos de ter, e caímos no erro fatal de achar que os outros também compartilham das nossas vontades. Isto já constitui uma falha gravíssima para o sucesso da empresa. Então, tenha sonhos, mas, em conjunto, faça uma forte pesquisa de mercado e veja as reais possibilidades de os seus sonhos se tornarem realidade. Sem pesquisar o mercado, há grandes chances de o seu projeto nem sair do papel.

2 – Peça opiniões

Peça sempre a opinião de outras pessoas, principalmente das desconhecidas, sobre aquilo que você está querendo empreender. Os desconhecidos dirão francamente, sem medo, adulações ou resquícios, o que acham sobre o assunto. Lembre-se: serão eles os seus futuros clientes. Os que manterão a sua empresa ativa. Se não acharem necessária a sua iniciativa, cuidado.

3- Procure por ajuda profissional

Faça contato com profissionais que possam avaliar adequadamente o seu projeto, apontando as possíveis falhas e propondo sugestões para saná-las. Saiba ouvi-los, não se tranque dentro de suas próprias ideias, e tire deles o melhor proveito possível. Afinal, experiência e conhecimento eles têm para lhe passar e você, com certeza, só terá a ganhar com esta iniciativa.

É fundamental que se faça planejamentos de pontos importantes, antes de por em prática o projeto de abrir uma empresa

É fundamental que se faça planejamentos de pontos importantes, antes de por em prática o projeto de abrir uma empresa

4- Aprimore seus conhecimentos

Estude sempre, faça cursos, leia jornais, livros e revistas, fique antenado na internet. É essencial estar atualizado com as tendências do mercado. Desta forma, fica mais fácil adaptar-se às mudanças sem prejudicar a sua rotina de trabalho.

5- Planeje o seu negócio

É fundamental que se faça planejamentos de pontos importantes, antes de por em prática o projeto de abrir uma empresa. É necessário, entre outras coisas, que o futuro empresário defina previamente o objetivo da empresa, quais as  ações deverão ser tomadas para por em prática suas ideias, quanto de recurso tem disponível para a execução do projeto, qual o tempo necessário para o empreendimento dar retorno, quem são os potenciais clientes e como chegar até eles, entre outros.

6- Contabilize seus custos

Contabilizar é preciso, já que a questão financeira merece análise e cuidado por parte do futuro empresário. Não basta ter apenas o capital básico para a abertura da empresa. O empreendedor tem de saber que uma margem de segurança será necessária para a manutenção do empreendimento nos primeiros anos de vida, já que a empresa não terá recursos próprios para se manter. Em outras palavras, ele deverá tirar recursos próprios para manter sua empresa nos primeiros tempos. Sendo assim, é bom que se faça os cálculos corretamente, pois além de suas contas pessoais, o empresário também arcará com as tributações, impostos, encargos trabalhistas e as contas fixas da empresa.

Contabilizar é preciso, já que a questão financeira merece análise e cuidado por parte do futuro empresário

Contabilizar é preciso, já que a questão financeira merece análise e cuidado por parte do futuro empresário

7- Informatize-se

É essencial que nos primeiros anos de negócio, o empresário administre seu empreendimento da forma mais eficiente possível. Para isto, ele deverá possuir programas de informática que o auxiliem a fazer os mais variados tipos de cálculos, a fim de estipular corretamente, por exemplo, preços, calcular margens e tomar decisões estratégicas. Sem elas, fica difícil fazer a definição de indicadores e do seu monitoramento.

8- Invista em sua equipe de trabalho

Capacite sua mão de obra. Funcionários bem treinados apresentam excelentes resultados no desempenho de suas funções, além de se sentirem motivados e valorizados. Áreas como a financeira, vendas, marketing e estoque necessitam de profissionais capacitados, devido ao grande grau de importância que representam para as empresas.

9- Selecione cuidadosamente seus profissionais

Ao contratar, uma o útil ao agradável. Faça uma boa seleção dos seus funcionários. Se for possível, procure aliar o conhecimento adquirido por meio de estudos com a experiência de trabalho. Caso consiga, excelente!

10- Trabalhe com registros

Nunca confie em pepeis soltos ou mesmo na própria memória. Registre todas as atividades importantes da sua empresa, crie arquivos, faça cópias dos documentos, registre as atividades dos funcionários, enfim, criar uma memória histórica é importante ferramenta para que você não perca a visão de toda a sua empresa e saiba de tudo o que nela acontece.

Avalie todos os processos de sua empresa e esteja disposto a recomeçar quando o resultado não for o esperado

Avalie todos os processos de sua empresa e esteja disposto a recomeçar quando o resultado não for o esperado

11- Divulgue sua empresa

Você só conseguirá atrair o seu público-alvo se eles souberem quem você é e o tipo de serviços que a sua empresa oferece. Portanto, tenha a propaganda como uma forte arma e use-a a favor do seu negócio.

12- Mantenha o foco no cliente

A satisfação do cliente é fundamental para o sucesso do seu empreendimento. São eles que apontam as falhas quando insatisfeitos, elogiam quando satisfeitos e relatam suas reais necessidades, cabendo a sua empresa, portanto, tentar ajudá-los da melhor forma possível. Sendo assim, saiba ouvi-los e tire proveito disto, fazendo todas as melhorias ao seu alcance para que o seu produto seja impecável.

13- Cheque a concorrência

Se possível, saiba tudo sobre o seu concorrente. Confira seus produtos, preços, promoções e a sua forma de atendimento. É reconhecendo o que o outro tem de melhor, que você conseguirá aprimorar os seus serviços.

14 – Inove

Inovar é preciso. Tenha com frequência, e sempre, algo novo a oferecer ao seu cliente. As novidades atraem os novos e os velhos clientes, portanto, saia da mesmice e diversifique seu empreendimento. Quem não muda, fatalmente está fadado ao fracasso.

Expandir seu empreendimento é sinal de que os negócios vão de vento em polpa

Expandir seu empreendimento é sinal de que os negócios vão de vento em polpa

15- Avalie desempenhos

Reconhecer que alguma iniciativa não deu certo, não é vergonha. Avalie todos os processos de sua empresa e esteja disposto a recomeçar quando o resultado não for o esperado. É melhor voltar atrás em alguma decisão, que esperar que seja tarde demais.

16- Cresça com planejamento

Expandir seu empreendimento é sinal de que os negócios vão de vento em polpa. É o sonho de todo empresário, porém um deslize apenas e você coloca tudo a perder. Para que isso não aconteça, calcule bem os recursos necessários para o crescimento da sua empresa e verifique se eles estão disponíveis em caixa.

17- Mexa-se

Deixar de investir em inovação e acomodar-se é um erro fatal dos empreendedores. O mundo é dinâmico e é assim que devem ser as empresas. O fato de se estar no mercado há tempos não implica que o empresário deva achar que está estável, inabalável e inatingível. Se não acompanhar as tendências de mercado, inovar e desejar crescer, perderá espaço para a concorrência e, sem perceber, acabará fechando as portas.

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- Curso CPT Como Administrar Pequenas Empresas

- Curso CPT Administração Financeira na Pequena Empresa

- Curso CPT Marketing para Pequenas Empresas

- Curso CPT de Matemática Financeira

- Curso CPT Como Administrar Estoque e Almoxarifado

- Curso CPT Como Administrar Pequenas Indústrias

Por Silvana Teixeira

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