WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito
Cursos da Área Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso Fidelização de Clientes Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Merchandising Visual para o Seu Negócio Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Curso Como Administrar Pequenas Indústrias Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios Curso Como Implantar um Plano de Cargos e Salários Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções Áreas Afins 10Capacitação na Empresa Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Pequenas empresas - dicas para evitar problemas com a Lei Anticorrupção

Na Lei Anticorrupção, as empresas são punidas severamente por atos fraudulentos contra a administração pública, como pagamento de multa altíssima e até mesmo ser dissolvida

Pequenas empresas - dicas para evitar problemas com a Lei Anticorrupção

 

No Brasil, há incontáveis situações em que as “portas se abrem” facilmente para a entrada da corrupção. Paga-se e recebe-se propina em vários momentos, como em licitações, na liberação de alvarás, na prestação pública de serviços, entre outras. Tentando eliminar as fraudes e combater esse grande mal que afeta não só o ambiente empresarial, como também o consumidor, desde o dia 29 de janeiro deste ano, o governo pôs em vigor a Lei nº 12.846, também chamada de Lei Anticorrupção, válida para todos os tipos e portes de empresas. Nesta nova lei, as pessoas jurídicas são responsabilizadas e punidas severamente por atos fraudulentos contra a administração pública. Como punição, a empresa pode pagar multa de até 20% do seu faturamento bruto do ano anterior, excluindo os impostos, reparação integral do dano causado, ter sua punição publicada em um veículo de grande circulação, ser proibida de receber empréstimos bancários de instituições financeiras públicas, perda dos bens ou dos valores obtidos em decorrência da infração, suspensão das atividades da empresa e até ter a empresa dissolvida. Portanto, para evitar problemas com a Lei Anticorrupção é importante seguir algumas dicas, tais como:

No Brasil, paga-se e recebe-se propina em vários momentos, como em licitações, na liberação de alvarás, na prestação pública de serviços, entre outras

No Brasil, paga-se e recebe-se propina em vários momentos, como em licitações, na liberação de alvarás, na prestação pública de serviços, entre outras

1- Não aceite ou ofereça propinas

Para não bater de frente com a nova Lei Anticorrupção, é importante que toda empresa aprimore a comunicação e, também, faça treinamentos periódicos com a sua equipe de trabalho (isso serve para os colaboradores internos e para os prestadores de serviços. Qualquer que seja o colaborador - advogado, contador, despachante - que oferecer dinheiro a um fiscal (mesmo sem o conhecimento do dono da empresa) trará grande prejuízo ao seu contratante, uma vez que, com ou sem conhecimento do dono, o suborno será rigorosamente punido. Portanto, qualquer tipo de trapaça deve ser eliminado.

2- Desconfie do “só”

Toda vez que sua empresa tiver um problema, difícil e morosa de resolver, não caia no conto do “só” ao tentar agilizar o processo. Assim, quando algum prestador de serviços disse: “só fulano de tal pode ajudar você”, desconfie, pois é muito provável que esta pessoa esteja ganhando alguma coisa às escondidas para agilizar os procedimentos. Além disto, ela irá atuar em nome da sua empresa, usando todas as artimanhas contra a lei possíveis, e esta é outra prática que será punida com rigor na nova Lei Anticorrupção.

3- Muito cuidado com os “agradinhos”

Presentear agentes públicos com presentinhos pode ser muito mal visto em caso de uma investigação, principalmente se o “agradinho” for de valor elevado, podendo ou não estender-se à familiares do agente. Esta prática pode ser entendida como a famosa troca de vantagens e neste caso, a sua empresa estará assinando um atestado de culpa. Caso lhe agrade a ideia de presentear, escolha os de valor menos elevados e que tenham a ver com o seu tipo de negócio.

Se ganhar uma licitação, cumpra com tudo aquilo que foi especificado em edital, não dando margem a contestações

Se ganhar uma licitação, cumpra com tudo aquilo que foi especificado em edital, não dando margem a contestações

4- Cumpra o combinado em licitações

Caso sua empresa dispute uma licitação, certifique-se que ela é capaz de cumprir tudo aquilo que pede o edital, tanto em números quanto em prazo de entrega. O não cumprimento do acordado em licitação, tentando alterar ou forjar o especificado em edital, implica em fraude quanto a capacidade técnica da empresa. Quando isto acontece, outras empresas, com toda razão, contestam o resultado do procedimento.

5- Garanta a licença de funcionamento do seu negócio

Empresários que agem dentro da lei, evitando cair nas garras da Lei Anticorrupção, executam todos processos solicitados pelos órgãos responsáveis pela a liberação do alvará de funcionamento de empresas. Caso o alvará seja negado na vistoria, o certo é conversar e solicitar um prazo para refazer o que foi constatado estar errado. Sendo assim, mesmo que tudo esteja pronto, como capital investido, custos fixos (aluguel, água, luz e outros) rolando e as portas fechadas, não dê margem ao errado e se negue em pagar propina a um servidor público para a liberação do alvará.

6- Fuja das parcerias fraudulentas

Em licitações, nunca use de artifícios fraudulentos para estar entre as empresas que efetivamente participarão da etapa final de um processo de licitação. Parcerias que se aliam para dar o mesmos valores em licitação, geralmente, são denunciadas no Ministério Público. Portanto, fuja deste tipo de situação, que pode colocar a sua empresa na mira da Lei Anticorrupção.

Conheça os Cursos CPT, da área Gestão Empresarial, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas. Entre os Cursos, destacam-se:

- Curso CPT Como Administrar Pequenas Empresas

- Curso CPT Administração Financeira na Pequena Empresa

- Curso CPT Marketing para Pequenas Empresas

- Curso CPT de Matemática Financeira

- Curso CPT Como Administrar Estoque e Almoxarifado

- Curso CPT Como Administrar Pequenas Indústrias

Por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!