Sim! Ao contrário do que muitos empresários imaginam é extremamente importante que as pequenas e médias empresas invistam em marketing se quiserem prosperar em seu ramo de atuação. Por menores que sejam, sempre há uma estratégia ou uma ferramenta de marketing que pode e deve ser aplicada para alavancar as vendas. Exemplos? Esses são muitos:
- Criação de um banco de dados para a catalogação dos clientes, contendo o máximo de informações possíveis (nome, endereço, telefone, e-mail, profissão, data de nascimento, entre outras);
- Definir o perfil da clientela, separando-os por categorias (Target);
- Registrar (se possível) tudo aquilo que os clientes compram toda vez que voltam ao estabelecimento;
- Medir a frequência de compra dos clientes;
- Fazer pesquisas de mercado, coletando informações sobre as necessidades dos clientes e identificando o público-alvo;
- Identificar e avaliar os concorrentes;
- Promover eventos que atraiam clientes, por exemplo sorteios, promoções, degustações, demonstrações práticas de determinado produto, entre outros;
- Encaminhar com frequência e-mails marketing, SMS, mala direta, fazendo a divulgação de itens de acordo com o Target já definido;
- Capacitar o atendimento;
- Investir no layout da loja;
- Usar as mídias sociais a favor do empreendimento, divulgando os produtos, os preços praticados, o estabelecimento comercial em si, os eventos praticados, entre outros;
- Apresentar diferenciais, como estacionamento para clientes, segurança, conveniências, entre outros.
Mas, é bom que se saiba que as ferramentas de marketing, para surtirem o efeito esperado, devem ser desenvolvidas por um profissional da área, perfeitamente apto a desenvolvê-las. Quando o marketing é bem elaborado, qualquer empresário consegue verificar que o valor ali empregado foi um excelente negócio.
Por Silvana Teixeira.
Fonte: Administradores. com
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.