WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO
Cursos da Área Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso Fidelização de Clientes Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Merchandising Visual para o Seu Negócio Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Curso Como Administrar Pequenas Indústrias Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios Curso Como Implantar um Plano de Cargos e Salários Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções Áreas Afins 10Capacitação na Empresa Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Patrimônio - saiba como preservá-lo para as gerações futuras de sua família

Quer saber como preservar o seu patrimônio? Faça um Planejamento Patrimonial Sucessório de seus bens, por meio de uma Holding, principal instrumento para que fortunas não se percam

patriarca e herdeiros fazendo um pps de seus bens

 

Quer saber como preservar o seu patrimônio? Faça um Planejamento Patrimonial Sucessório (PPS) de seus bens, por meio de uma Holding. Ele é o principal instrumento para que fortunas adquiridas durante toda uma vida não se percam com a ausência do patriarca da família.
 
O que é o Planejamento Patrimonial Sucessório?

O PPS nada mais é que um instrumentos capaz de permitir a manutenção, de forma perene, governável e racional, do patrimônio da família, principalmente se ele for formado por empresas.

Por que é importante fazer um PPS?

Porque apesar de os membros familiares serem todos herdeiros, há os que não possuem afinidades administrativas, ou seja, competências para gerenciar os bens, o que coloca a perder todo o patrimônio no caso de sucessão.

O que é uma holding?

Holding é uma empresa criada com intuito de controlar outras empresas ou um certo patrimônio. Ela fará todo o gerenciamento, determinando as políticas operativas e, eventualmente, patrocinando todo o financiamento necessário para operacionalizá-las.

Como são classificadas as holdings?

Holding Pura: faz a manutenção de ações/quotas de outras companhias, controlando-as sem distinção de local, podendo, inclusive, ter sua sede social transferida sem maiores problemas.

Holding Mista: além da participação e controle de outras empresas, explora alguma outra atividade empresarial, como prestação de serviços civis e/ou comerciais, sendo este tipo o mais utilizado no país por razões fiscais e administrativas.

Holding familiar: entre outros tipos de classificação doutrinária está a holding familiar, de grande utilidade para concentrar o patrimônio, bem como para facilitar a sucessão e a administração patrimonial, garantindo a continuidade e a prosperidade dos empreendimentos.

Em que consiste a holding familiar?

A holding familiar é uma forma preventiva e econômica de antecipação de herança, já que o patriarca poderá doar aos seus herdeiros as quotas-partes da companhia, porém com uma cláusula de usufruto vitalício em favor do doador, assim como de impenhorabilidade, incomunicabilidade, inalienabilidade e reversão.

Depois de antecipar a herança, o patriarca perde todos os bens?

Não. Com o usufruto, o doador continuará usufruindo de seus bens como se dono fosse. Com a impenhorabilidade as quotas não poderão ser utilizadas como garantias de dívidas do donatário. Já a inalienabilidade impedirá que o herdeiro/donatário disponha das quotas, evitando-se a venda a pessoas estranhas à família. Por fim, a reversão assegurará ao doador o retorno das quotas cedidas em caso de falecimento prévio do donatário.

Qual a vantagem de se fazer um PPS por meio de uma holding familiar?

- Em primeiro lugar, impedir os eventuais conflitos familiares que comumente ocorrem durante os processos de inventário e partilha.

- Em segundo lugar, assegurar a continuidade do negócio da família, afastando as ingerências de parentes e protegendo o patrimônio dos herdeiros, com a preservação dos bens, perante os negócios da sociedade.

- Em terceiro lugar, eliminar grande parte da carga tributária que incide regularmente sobre os processos de inventário e partilha, tais como o ITBI, ITCMD e Imposto de Renda (este incidirá com uma alíquota de apenas 15% sobre o ganho de capital, com taxa judiciária de 1%.

Além da redução fiscal, a criação da holding auxilia a estruturação empresarial para um melhor controle e planejamento, acarretando em aumento de produção e resultando no crescimento de todo o grupo.

E se herdeiro algum possuir capacidades administrativas para gerenciar os bens da família?

Com o PPS será possível habilitar os sucessores para administrar as empresas e o patrimônio, ou ainda, verificar a inaptidão deles e treinar profissionais da empresa para alcançar cargos de direção, cabendo aos sócios/herdeiros tão só receber os dividendos. Esta atitude, de fato, consolidará a prosperidade da companhia, exercendo um maior controle dos bens a um custo menor.

Quais são os poderes de uma holding?

- Criada a holding, ela irá agir como sócia na empresa controlada. Por este motivo, não haverá a exposição da pessoa física, já que esta ficará resguardada sob o manto da pessoa jurídica. Entre a holding e a pessoa física administradora, por sua vez, poderá haver uma prestadora de serviços, atuando sob a forma de Sociedade Simples por Quotas Limitadas, evitando-se, desse modo,  a lei de falência.

- A holding poderá, também, solucionar qualquer problema de ordem pessoal ou social, equacionando uma série de conveniências de seus criadores, por meio de soluções legais e cabíveis, tais como: casamentos, desquites, separação de bens, comunhão de bens, autorização do cônjuge para venda de imóveis, procurações, disposições de última vontade, reconhecimento a funcionários de longa data, amparo a filhos e empregados.

- A holding trará soluções referentes à herança, sucessão acionária, sucessão profissional e outras disposições do acionista controlador, às vezes, até mesmo, substituindo o testamento e o inventário.

Como posso preservar meu patrimônio?

Criando-se uma holding, pessoas físicas que possuem grande patrimônio não correm o risco de perder todo o seu empreendimento por causa da má administração de seus herdeiros. Diferente da vida humana, a empresa (pessoa jurídica) perdura por muitas gerações, sofrendo apenas o risco de ser mal administrada - o que é fácil de se resolver.

Por Silvana Teixeira.
Fonte: Jus/R7.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!