Ao falar em liderança, precisamos, inicialmente, compreender que não há receita universal. Porém, modelos referenciais existem e são importantes para nortear as ações de quem desejar, em sua forma de gerenciar, incluir essa importante habilidade para gerir pessoas e conduzir os processos organizacionais, visando aos melhores resultados estratégicos.
“Sabemos que quem adotar um único modelo poderá estagnar-se, contudo, não podemos desprezar o caminho do raciocínio, descobertas e criatividade que eles nos proporcionam. Desprezá-los não seria uma atitude inteligente”, afirma Dr. Edson Moura da Silva, professor do Curso a Distância CPT Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança.
Autores em diferentes categorias investem em pesquisas para evidenciar o resultado e a eficácia dos líderes. Assim, temos diferentes teorias: Liderança situacional, educadora, transformadora, servidora. Para citar alguns exemplos:
- Habilidade conceitual
Refere-se à compreensão do funcionamento de todas as áreas da empresa, bem como aos diferentes níveis hierárquicos e organogramas.
- Habilidade técnica
Refere-se à formação adquirida para o exercício da função através de cursos e treinamentos que geram conhecimentos e experiências práticas e específicas da área de
atuação.
- Habilidade humana
É a capacidade de trabalhar com pessoas em harmonia, compreendendo as atitudes individuais, sabendo ouvir, observar e conduzir a equipe a um ambiente motivador que permita alcançar resultados estabelecidos para a sua área de atuação.
Do líder, sempre se espera orientação para pessoas: atraindo e retendo profissionais competentes, comprometidos, motivados e eficazes, oferecendo um ambiente de trabalho propulsor do desenvolvimento humano. É impossível passar por um líder sem se tornar melhor. E líderes sabem do peso dessas responsabilidades que lhes cabem.
Finalmente, mas sem a pretensão de esgotar o assunto, empresas necessitam de líderes porque é através deles que obterão viabilidade financeira, relacionamentos corretos e reconhecimento junto aos clientes. Isso permitirá o crescimento da organização com excelência e continuidade, em ambientes de turbulentas mudanças e constantes ameaças de mercado.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Chefe ou líder? O que você pretende ser?
- Afinal, como definir Liderança? Leia e aprenda!
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT da área Gestão Empresarial.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.