WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

#fiqueemcasa Vamos nos unir nessa corrente: só o conhecimento constrói o amanhã!
Cursos da Área Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Fidelização de Clientes Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Merchandising Visual para o Seu Negócio Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Curso Como Administrar Pequenas Indústrias Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios Curso Como Implantar um Plano de Cargos e Salários Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções Áreas Afins 10Capacitação na Empresa Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

O valor do capital humano para as pequenas empresas

É na capacidade de lidar com nossos semelhantes que reside o segredo do sucesso ou o fracasso do empreendimento

 

Gestão de Pessoas na pequena Empresa

Colaboradores unidos formam uma grande equipe

Investir no capital humano é, sem dúvida, uma das chaves para o sucesso de uma empresa. Colaboradores satisfeitos e entusiasmados promovem o crescimento de um empreendimento, criam laços de afetividade entre os demais funcionários, ajudando-os no que for preciso para executar uma tarefa, criam um ambiente de trabalho harmônico, exercem suas atividades com gosto e alegria, zelam pelo nome e vestem a camisa da empresa, enfim, fazem do seu local de trabalho uma extensão da sua própria casa.

Pelo contrário, aqueles que não têm uma boa integração com a empresa fazem de tudo para criar um ambiente desfavorável ao trabalho levando a empresa a vários problemas internos e externos, o que propicia o desalinhamento funcional da mesma e consequente prejuízo financeiro e/ou de mão de obra.

“O meu principal aprendizado, o mais importante na minha vida, é que cada pessoa, cada ser humano é um mundo. É um mundo de possibilidades de aprendizado, de desafios, de dúvidas, de ansiedades, de incertezas. E esse mundo de possibilidades, essa pessoa, hoje, é o maior capital que a sua empresa tem. E cada pessoa, cada mundo na sua empresa tem o seu brilho próprio. E cabe a você gerente, cabe a você empresário, criar as condições para que essa pessoa mostre o seu brilho e que te ajude a alcançar os objetivos estratégicos da sua empresa. No final das contas você quer crescer. Você quer ter lucro. E depende da atuação e do brilho de cada pessoa a obtenção e o alcance desses objetivos.”, afirma o professor Hélvio Tadeu Cury Prazeres, do curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Caminhando de mãos dadas, empresa e funcionários, o sucesso e o crescimento de ambas

Gestão de Pessoas na pequena Empresa

Unidos, gerentes e colaboradores, fazem um ótimo planejamento

as partes é uma meta garantida. Sendo assim, é certo afirmar que as empresas deveriam trabalhar o envolvimento de todos os membros que as compõem, estabelecendo metas e objetivos claros, por meio dos quais seus profissionais conheçam as regras do jogo, o que se pretende alcançar e como podem contribuir com seu potencial para que todos sejam verdadeiros campeões.

Mas como podemos formar uma equipe vencedora e promissora? O que devemos fazer para

conseguí-la? Essas são as perguntas que devemos nos fazer sempre. A resposta é simples, basta ter um bom gerenciamento.

A gerência é a arte de pensar, de decidir e de agir; é a arte de fazer acontecer, de obter resultados. E o primeiro passo é formar uma boa equipe de trabalho.

O nascimento de uma equipe se dá se respeitados os seguintes pontos estratégicos:

1) Liderança aberta e entusiasmada produz mudanças.
2) Colaboradores unidos formam uma grande equipe.
3) Unidos, gerentes e colaboradores, fazem um ótimo planejamento.
4) Todos unidos acreditam no seu próprio futuro.
5) Todos unidos, determinados e perseverantes vencem a crise do mercado.
6) Todos unidos e motivados criam novas metas.


Já o espírito de equipe, principal elo de ligação entre a empresa e o sucesso, deve ser mantido dia após dia, aos poucos cativado, cultivado e aprimorado. Para que isso aconteça, é necessário:

1) Todos têm de estar dispostos a sair de sua zona de conforto e praticar mudanças.
2) Todos devem ser francos e sinceros, eliminando-se as intrigas, fofocas e desentendimentos fúteis.
3) Todos devem sentir que fazem parte da equipe, trabalhando em conjunto, ajudando-se mutuamente, para que o resultado final seja primoroso.
4) Todos devem estar dispostos a tomarem iniciativa do trabalho e não deixar que se acumule ou que o outro faça.
5) Todos devem firmar-se no dever ético para com os objetivos da equipe.

Gerenciamento de pessoas
Gestão de Pessoas na pequena Empresa

Todos devem sentir que fazem parte da equipe, trabalhando em conjunto, ajudando-se mutuamente, para que o resultado final seja primoroso

Gerenciar pessoas é fazer com que o funcionário dê certo na atividade exercida, é diminuir a rotatividade de capital humano é manter a fidelização do seu colaborador. Caberá ao gerente promover essas tarefas, pois um bom profissional sabe que a satisfação e a motivação das pessoas extrapola os limites da remuneração.

Portanto, devemos estar sempre cientes de que é na capacidade de lidar com nossos semelhantes que reside o segredo do sucesso ou o fracasso de qualquer empreendimento.

A administração participativa tem sido apontada por empresas bem sucedidas como a alavanca para o progresso, tendo por base as pessoas. Esse sistema se constitui numa forma de administração onde as pessoas tenham reais possibilidades de participar, com liberdade de questionar, discutir, sugerir e alterar um projeto ou uma proposta. Isso não significa destruir ou anular os centros de poder, pois a administração participativa é compatível com a hierarquia. As principais bases da Administração Participativa são:

Visão do negócio – É imprescindível que todas as pessoas tenham exatamente a mesma ideia do que a empresa pretende e de qual é a sua missão.

Trabalho em equipe – É o núcleo da administração participativa. Os objetivos individuais devem estar alinhados com os resultados do grupo e com os objetivos organizacionais. As decisões devem ser do grupo mediante consenso e o máximo envolvimento e comprometimento das pessoas.

Desenho dos cargos – Os cargos devem ser desenhados de forma ampla para permitir a contribuição pessoal e grupal mais abrangente possível. A responsabilidade pelo trabalho não termina na descrição individual de cada grupo, mas no final de um processo que envolva outros cargos e outros setores.

Disseminação de informações – O grupo deve ter acesso a todas as informações operacionais do negócio para saber claramente como as coisas estão indo, e qual o seu grau de contribuição para a melhoria do negócio. As informações devem ser compartilhadas para proporcionar sentimento de propriedade e de integral responsabilidade pelas tarefas.

Sistema de recompensas – O reconhecimento torna-se essencial nesse sistema de administração, pois, se os resultados são alcançados pela equipe, nada mais justo que compartilhem também do prêmio ou de algum tipo de participação pelas metas alcançadas.


Confira mais informações, acessando os cursos da área Gestão Empresarial.

Por Silvana Teixeira

 

Calculadora CPT: Calcule de forma correta o salário do seu empregado

 

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!