As pessoas não são iguais, são bem diferentes de cima até em baixo, em sua totalidade, indo e vindo em seus gostos, seus ódios, medos, alegrias, na maneira de pensar e decidir, na forma de trabalhar e se comunicar.
“Equipes de trabalho bem-sucedidas são aquelas que reconhecem a diversidade natural das pessoas e se esforçam para reconhecer e valorizar cada um de seus integrantes”, afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso CPT Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2. Quando você começa a conhecer as pessoas, é mais fácil torcer por elas.
Queremos que a equipe tenha sucesso, não apenas pela equipe, mas por todos na empresa. Essa é a fundamentação do espírito de equipe, aprendizado combinado com a vontade de agir sobre o que aprendemos. Essa vontade de fazer parte de uma equipe não parece grande coisa, mas é fator crítico para o sucesso. Sem ela, todos os treinamentos, recompensas e reconhecimentos, reuniões etc., não têm qualquer valor. Nenhuma equipe pode ser uma equipe contra sua própria vontade.
Como atingir esse “estado de vontade”?
As equipes atingem esse “estado de vontade” aprendendo uns com os outros e tendo afeição. Ambos devem ocorrer. As decisões em equipe devem ser negociadas. Inicialmente, o grupo precisa analisar e reconhecer se realmente quer interdependência entre seus membros, se quer trabalhar com autonomia, num clima aberto, de confiança e colaboração, na resolução de problemas, enfim, se quer um sistema que inclua o desenvolvimento interpessoal e a realização do objetivo da organização.
Pontos essenciais para a formação, manutenção e desenvolvimento de uma equipe:
- compreender seus objetivos,
- engajar-se e compartilhar propósitos e rumos,
- comunicar-se de forma verdadeira, dentro e fora do grupo,
- estimular opiniões divergentes,
- apresentar alto grau de confiança e interdependência,
- assumir riscos,
- alcançar resultados via habilidades complementares,
- possuir elevado nível de respeito, abertura, cooperação e criatividade,
- investir constantemente em seu próprio crescimento,
- atentar acerca de sua forma de funcionamento,
- procurar resolver os problemas (enfrentando-os adequadamente),
- possuir senso de compromisso e autoridade,
- apresentar grau saudável de discordância,
- experimentar o acordo através do consenso.
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- Para mudar sua postura no trabalho, reconheça e entenda seus hábitos
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Por Silvana Teixeira.
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