WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO
Cursos da Área Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso Fidelização de Clientes Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Merchandising Visual para o Seu Negócio Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Curso Como Administrar Pequenas Indústrias Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios Curso Como Implantar um Plano de Cargos e Salários Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções Áreas Afins 10Capacitação na Empresa Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

O que é networking?

A palavra “networking” vem do inglês e se refere à criação de uma “rede de contatos” para benefício profissional

Networking - imagem ilustrativa

Thiago Baptista, um dos professores do Curso CPT Estratégias de Coaching para Jovens Empreendedores, explica que o sucesso no mundo do empreendedorismo é possível a todos, mas apenas os que trabalham duro e se aprimoram constantemente o alcançarão. Não é necessário nascer com o dom para empreender, mas sim desenvolver habilidades para atingir todos os objetivos.

No mundo empresarial, muito se fala sobre networking, mas poucas pessoas sabem o que fato esse conceito significa. Para tentar entendê-lo, primeiro é necessário entender a importância das relações interpessoais para o sucesso profissional: criar uma boa rede de contatos é importante e abre portas.

Para que serve o networking?

Em tradução livre, “network” significa rede de contatos. Nessa esteira, quando a sua rede de contatos é boa, isto é, quando você conhece, convive e se relaciona com diversas pessoas com propósitos e objetivos parecidos aos seus, você consegue melhorar projetos, criar, inovar e potencializar suas habilidades. E esse networking possui mais poder do que você imagina.

- Network ou networking?

As duas palavras significam a mesma coisa, porém, são usadas de forma diferente: network refere-se ao conceito e networking está ligada à atividade de criação ou manutenção da sua rede de contatos, por exemplo.

O poder do networking

É importante ter contatos. Provavelmente, você conhece alguém que já obteve alguma vantagem em determinada situação por ter um “conhecido” para ajudar. Sabemos que, na grande maioria das vezes, essa ajuda pode ser ilegal e não estamos defendendo esse ato: contudo, a partir desse exemplo, é possível entender como funciona o networking.

Em suas redes sociais, é possível que você possua contatos que estão interligados e que podem ampliar ainda mais seu relacionamento interpessoal. Mas, fique atento! Quantidade não significa qualidade, pois uma rede de contatos com os quais você não se relaciona é apenas uma rede de contatos, sem função. Para conhecer pessoas e criar uma rede sólida, você pode participar de eventos, fóruns ou outras situações que te permitam conhecer e interagir com novas pessoas.

Como fazer networking

Para que você consiga estabelecer uma boa rede de contatos e para que seu networking de fato funcione, lembre-se de que ele deve servir como uma via de mão dupla. Em outras palavras, é fundamental estabelecer uma troca, é ajudar para ser ajudado. É importante sair ganhando, mas também é necessário saber oferecer.

- Faça sua agenda ser mais produtiva

Você tem (quase) tudo o que precisa: foi a um evento, planejou uma troca com determinado contato e agora ele está na sua agenda. O verdadeiro networking é isso? Não só. É preciso “ativar” seus contatos também: após a oportunidade na qual vocês se conheceram, fale novamente com essa pessoa para criar uma relação mais sólida.

- Deixe sua rede atualizada

As redes sociais são o meio de comunicação mais eficiente atualmente. Logo, é fundamental que você mantenha a sua rede profissional sempre atualizada, permitindo às pessoas que te encontrem e te conheçam através dela.

- Invista em conteúdo

Quem não é visto, não é lembrado, certo? Por conta disso, você pode investir na criação de conteúdo para que as pessoas te vejam. E não estamos nos referindo a vídeos ou textos com conteúdos “vazios”, mas sim conteúdos relacionados à sua atuação profissional, para que possam ser compartilhados por quem se interesse por eles.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial:

Estratégias de Coaching para Jovens Empreendedores
Empreendedorismo e Inovação
Gestão de Projetos – PMBOK e Métodos Ágeis

Fonte: Na Prática – napratica.org.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!