A massificação do ambiente virtual observada nos últimos anos tem provocado uma modificação radical no quadro competitivo da sociedade, uma vez que a difusão da web propiciou a criação de novos canais de distribuição de produtos e serviços. Com isso, a concorrência tem crescido assustadoramente, de modo que muitos mercados, antes fechados, passam a contar cada vez mais com um número maior de fornecedores.
É esse aumento gritante da concorrência que tem levado à tendência mercadológica de “foco no cliente”. Com os consumidores tendo uma liberdade maior de escolha frente às inúmeras opções, as empresas não têm levando em consideração apenas os passos dados pela concorrência, mas também agido de acordo com a preferência do cliente a fim de atraí-lo. Essa postura já é adotada como a ideal há algum tempo, ao passo que, hoje, a análise de mercado, ou seja, a análise da clientela é um dos pontos mais importantes do planejamento do negócio. “Atualmente, a razão de ser de qualquer negócio são os clientes. Para que você possa vender muito em um mercado particular, é preciso conhecer a fundo as preferências do seu consumidor”, explica Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso a Distância CPT Como Administrar Pequenas Empresas.
Entretanto, satisfazer os consumidores não é apenas vender o que eles querem comprar. Colocá-los em foco é também elevar o atendimento a um nível personalizado, é agregar valores aos produtos e serviços oferecidos, é flexibilizar as formas e meios de pagamentos, oferecer produtos de qualidade comprovada, entre outros. Na modernidade, as pessoas estão elevando seu padrão de vida e exigindo produtos e serviços melhores e mais convenientes e apenas as empresas que evoluírem na direção da satisfação do cliente conseguirão suprir essa demanda.
Conheça os Cursos a Distância CPT da área Gestão Empresarial
Curso Como Administrar Pequenas Empresas
Curso Administração Financeira na Pequena Empresa
Fonte: administradores.com.br
Por Bruna Falcone Zauza
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.