Toda empresa tem uma cultura organizacional, que é responsável pela motivação dos colaboradores. Para ter funcionários felizes e motivados em seu ambiente de trabalho, é necessário que eles gostem e se sintam identificados com a cultura implementada pela empresa em que trabalham.
O professor Hélvio Tadeu, do Curso CPT Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1, explica que a satisfação dos funcionários vai além da remuneração. Uma cultura organizacional forte e bem implementada mantém os colaboradores motivados para realizar seu trabalho e atingir metas com mais empenho.
O que é cultura organizacional?
Toda empresa ou local de trabalho possui uma cultura organizacional, que é formada pelos valores, comportamentos e visão compartilhada pelos funcionários e administradores. Esses fatores contribuem para o ambiente de trabalho, seja de maneira positiva ou negativa.
É necessário realizar o planejamento da cultura organizacional, visando os comportamentos e valores que os administradores gostariam de ver na empresa. Os colaboradores encontrarão um ambiente em que certos hábitos e comportamentos são comuns e deverão se adequar a eles. Além disso, os funcionários e a direção precisam ter uma visão compartilhada, isto é, é preciso trabalhar juntos e ter um objetivo em comum, que deverá ser previamente traçado, como uma meta semestral.
Tipos de cultura organizacional e exemplos
Alguns especialistas criaram modelos de culturas organizacionais diferentes. Normalmente, há empresas que adotam uma combinação entre elas. Saiba quais são:
- Cultura do Clã
Esse é o nome dado às empresas que possuem uma cultura dita “familiar”. Há relação de amizade e respeito entre os colaboradores e os líderes são vistos como mentores. Geralmente, as relações são horizontais, não verticais, há formação de equipes e envolvimento de todos os funcionários. O trabalho em equipe e a inclusão são comuns e um valor importante é a lealdade. Nessas empresas, o departamento de Recursos Humanos é valorizado e as formas de organização das equipes seguem uma tradição.
É muito comum notar a Cultura do Clã em empresas menores, e que a saúde e o bem-estar da equipe são priorizados. Os diretores trabalham objetivando desafiar, engajar e inspirar os colaboradores para que esses tracem planos de negócios, trabalhem com foco no resultado e busquem seus sonhos.
- Cultura da Adhocracia
Esse tipo de cultura organizacional é encontrado em ambientes de trabalho inovador, dinâmico e criativo. A liberdade para criar e inovar é promovida e valorizada, e os funcionários são incentivados a experimentar novas ideias e também a trazer novas ideias. Geralmente, a empresa visa a criação de novos produtos e a inovação, objetivando antecipar as necessidades do mercado e criar soluções para tais demandas.
Um dos exemplos da aplicação da cultura da adhocracia é a Apple, pois é uma empresa que valoriza a invenção e a criatividade, além de buscar ser destaque de inovação na área em que atua.
- Cultura de Mercado
A principal característica da Cultura de Mercado é a competitividade, entre funcionários e entre os líderes. Essa cultura objetiva a realização de tarefas, e os funcionários são motivados pela rivalidade no alcance das metas. O foco é no crescimento e os líderes podem ser considerados rivais.
Uma empresa que adota a Cultura de Mercado como cultura organizacional é a Oracle. Larry Ellison, presidente executivo e cofundador da empresa afirma que é viciado em vencer e “Quanto mais você ganha, mais você quer ganhar”.
- Cultura da Hierarquia
Esse tipo de cultura organizacional é comum em instituições rigorosas e procedimentais. O trabalho do líder é, geralmente, garantir que os funcionários estejam seguindo os procedimentos corretamente. É preciso que todos realizem seu trabalho com eficiência e uniformidade. A organização visa executar os projetos e obter resultados com baixos custos. Para ter sucesso, a empresa de cultura organizacional hierárquica precisa ter controle dos processos internos para garantir que tudo esteja ocorrendo de maneira eficaz.
Organizações como o DETRAN e companhias de luz são exemplos da implementação da Cultura da Hierarquia. Essas organizações são burocráticas e seguem procedimentos coorporativos.
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Fonte: Ponto RH – Pontorh.com.br
por Renato Rodrigues
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