WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O que é cultura organizacional? Entenda os quatro tipos

Entenda o que significa a cultura organizacional da empresa e conheça alguns exemplos dos quatro tipos de cultura mais conhecidos

Cultura organizacional - imagem ilustrativa

Toda empresa tem uma cultura organizacional, que é responsável pela motivação dos colaboradores. Para ter funcionários felizes e motivados em seu ambiente de trabalho, é necessário que eles gostem e se sintam identificados com a cultura implementada pela empresa em que trabalham.

O professor Hélvio Tadeu, do Curso CPT Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1, explica que a satisfação dos funcionários vai além da remuneração. Uma cultura organizacional forte e bem implementada mantém os colaboradores motivados para realizar seu trabalho e atingir metas com mais empenho.

O que é cultura organizacional?

Toda empresa ou local de trabalho possui uma cultura organizacional, que é formada pelos valores, comportamentos e visão compartilhada pelos funcionários e administradores. Esses fatores contribuem para o ambiente de trabalho, seja de maneira positiva ou negativa.

É necessário realizar o planejamento da cultura organizacional, visando os comportamentos e valores que os administradores gostariam de ver na empresa. Os colaboradores encontrarão um ambiente em que certos hábitos e comportamentos são comuns e deverão se adequar a eles. Além disso, os funcionários e a direção precisam ter uma visão compartilhada, isto é, é preciso trabalhar juntos e ter um objetivo em comum, que deverá ser previamente traçado, como uma meta semestral.

Tipos de cultura organizacional e exemplos

Alguns especialistas criaram modelos de culturas organizacionais diferentes. Normalmente, há empresas que adotam uma combinação entre elas. Saiba quais são:

  • Cultura do Clã

Esse é o nome dado às empresas que possuem uma cultura dita “familiar”. Há relação de amizade e respeito entre os colaboradores e os líderes são vistos como mentores. Geralmente, as relações são horizontais, não verticais, há formação de equipes e envolvimento de todos os funcionários. O trabalho em equipe e a inclusão são comuns e um valor importante é a lealdade. Nessas empresas, o departamento de Recursos Humanos é valorizado e as formas de organização das equipes seguem uma tradição.

É muito comum notar a Cultura do Clã em empresas menores, e que a saúde e o bem-estar da equipe são priorizados. Os diretores trabalham objetivando desafiar, engajar e inspirar os colaboradores para que esses tracem planos de negócios, trabalhem com foco no resultado e busquem seus sonhos.

  • Cultura da Adhocracia

Esse tipo de cultura organizacional é encontrado em ambientes de trabalho inovador, dinâmico e criativo. A liberdade para criar e inovar é promovida e valorizada, e os funcionários são incentivados a experimentar novas ideias e também a trazer novas ideias. Geralmente, a empresa visa a criação de novos produtos e a inovação, objetivando antecipar as necessidades do mercado e criar soluções para tais demandas.

Um dos exemplos da aplicação da cultura da adhocracia é a Apple, pois é uma empresa que valoriza a invenção e a criatividade, além de buscar ser destaque de inovação na área em que atua.

  • Cultura de Mercado

A principal característica da Cultura de Mercado é a competitividade, entre funcionários e entre os líderes. Essa cultura objetiva a realização de tarefas, e os funcionários são motivados pela rivalidade no alcance das metas. O foco é no crescimento e os líderes podem ser considerados rivais.

Uma empresa que adota a Cultura de Mercado como cultura organizacional é a Oracle. Larry Ellison, presidente executivo e cofundador da empresa afirma que é viciado em vencer e “Quanto mais você ganha, mais você quer ganhar”.

  • Cultura da Hierarquia

Esse tipo de cultura organizacional é comum em instituições rigorosas e procedimentais. O trabalho do líder é, geralmente, garantir que os funcionários estejam seguindo os procedimentos corretamente. É preciso que todos realizem seu trabalho com eficiência e uniformidade. A organização visa executar os projetos e obter resultados com baixos custos. Para ter sucesso, a empresa de cultura organizacional hierárquica precisa ter controle dos processos internos para garantir que tudo esteja ocorrendo de maneira eficaz.

Organizações como o DETRAN e companhias de luz são exemplos da implementação da Cultura da Hierarquia. Essas organizações são burocráticas e seguem procedimentos coorporativos.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial:

Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1
Curso Empreendedorismo e Inovação
Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança

Fonte: Ponto RH – Pontorh.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!