WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Fidelização de Clientes Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Merchandising Visual para o Seu Negócio Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Curso Como Administrar Pequenas Indústrias Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Implantar um Plano de Cargos e Salários Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções Áreas Afins 10Capacitação na Empresa Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

O que é conciliação bancária?

A conciliação bancária serve para verificar as movimentações financeiras de uma empresa

Gestão empresarial - imagem ilustrativa

A parte das finanças é sempre a mais importante no gerenciamento de empresas. Isso porque esse setor é o responsável pelo dinheiro – tanto o que sai, quanto o que entra – e, consequentemente tem impacto direto nos resultados. Por conta disso, é preciso investir em uma boa gestão financeira.

Hélvio Tadeu, professor do Curso CPT Administração Financeira na Pequena Empresa, explica que a administração financeira é decisiva para o sucesso de qualquer empreendimento. Portanto, o administrador financeiro precisa, constantemente, analisar o mercado e criar estratégias para que suas vendas sejam suficientes para pagar seus custos e despesas, e obter lucros.

Nenhum ponto da gestão financeira pode ser negligenciado. Isso implica em uma gestão extremamente cuidadosa e que conheça exatamente como cada “ferramenta” pode contribuir para beneficiar a empresa. Falaremos nesse artigo sobre a conciliação bancária que é indispensável para uma boa administração financeira e, ao mesmo tempo, é uma tarefa um pouco difícil.

O que é a conciliação bancária?

Em poucas palavras, a conciliação bancária consiste na comparação entre o extrato obtido no banco com as informações financeiras de que a empresa dispõe, de forma a verificar se as movimentações estão de acordo ou se apresentam resultados divergentes.

É uma prática essencial para qualquer empresa, mas pode variar de acordo com o negócio. É imprescindível para empresas que recebem através de cartões – sejam eles de crédito ou débito – ou boletos. A partira da conciliação é possível verificar se a empresa recebeu de fato o crédito esperado.

Por que fazer a conciliação bancária?

Muita gente acredita que a “máquina não pode errar”. E, de fato, na grande maioria dos casos ela não erra. Então, por que fazer uma conciliação bancária? Esse processo serve para assegurar-se, de forma regular, que não houve fraudes internas na empresa, como dinheiros depositados a menos ou cheques recebidos como pagamento e que não foram descontados.

É durante a conciliação que se encontra inconsistências. Alguns erros, por mínimos que sejam, podem acabar passando despercebidos e, após um longo período, se tornar um problema grande, prejudicando o financeiro da empresa.

Ela ainda serve como uma forma de controlar internamente o caixa da empresa, pois na conciliação que estará representada toda a movimentação da empresa.

Como fazer uma conciliação bancária?

Há no mercado vários softwares e planilhas que permitem fazer a conciliação de forma mais simplificada, de acordo com a frequência desejada – diária, semanal, mensal ou até semestral. Essa frequência varia de acordo com as necessidades da empresa.

Para realizar uma conciliação, você precisa, primeiro, adotar o hábito de registrar diariamente todas as informações a respeito de entrada e saída, incluindo, caso haja, tarifas e juros. Depois, verifica-se os saldos iniciais e finais, analisa-se os detalhes e, caso necessário, corrige-se os erros encontrados, armazenando todas as informações, notas fiscais, extratos e comprovantes para uma posterior revisão.



Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial:

Administração Financeira na Pequena Empresa
Como Administrar Pequenas Empresas
Como Administrar Pequenas Indústrias

Fonte: Conta Azul Blog – blog.contaazul.com
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!