WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O que é conciliação bancária?

A conciliação bancária serve para verificar as movimentações financeiras de uma empresa

Gestão empresarial - imagem ilustrativa

A parte das finanças é sempre a mais importante no gerenciamento de empresas. Isso porque esse setor é o responsável pelo dinheiro – tanto o que sai, quanto o que entra – e, consequentemente tem impacto direto nos resultados. Por conta disso, é preciso investir em uma boa gestão financeira.

Hélvio Tadeu, professor do Curso CPT Administração Financeira na Pequena Empresa, explica que a administração financeira é decisiva para o sucesso de qualquer empreendimento. Portanto, o administrador financeiro precisa, constantemente, analisar o mercado e criar estratégias para que suas vendas sejam suficientes para pagar seus custos e despesas, e obter lucros.

Nenhum ponto da gestão financeira pode ser negligenciado. Isso implica em uma gestão extremamente cuidadosa e que conheça exatamente como cada “ferramenta” pode contribuir para beneficiar a empresa. Falaremos nesse artigo sobre a conciliação bancária que é indispensável para uma boa administração financeira e, ao mesmo tempo, é uma tarefa um pouco difícil.

O que é a conciliação bancária?

Em poucas palavras, a conciliação bancária consiste na comparação entre o extrato obtido no banco com as informações financeiras de que a empresa dispõe, de forma a verificar se as movimentações estão de acordo ou se apresentam resultados divergentes.

É uma prática essencial para qualquer empresa, mas pode variar de acordo com o negócio. É imprescindível para empresas que recebem através de cartões – sejam eles de crédito ou débito – ou boletos. A partira da conciliação é possível verificar se a empresa recebeu de fato o crédito esperado.

Por que fazer a conciliação bancária?

Muita gente acredita que a “máquina não pode errar”. E, de fato, na grande maioria dos casos ela não erra. Então, por que fazer uma conciliação bancária? Esse processo serve para assegurar-se, de forma regular, que não houve fraudes internas na empresa, como dinheiros depositados a menos ou cheques recebidos como pagamento e que não foram descontados.

É durante a conciliação que se encontra inconsistências. Alguns erros, por mínimos que sejam, podem acabar passando despercebidos e, após um longo período, se tornar um problema grande, prejudicando o financeiro da empresa.

Ela ainda serve como uma forma de controlar internamente o caixa da empresa, pois na conciliação que estará representada toda a movimentação da empresa.

Como fazer uma conciliação bancária?

Há no mercado vários softwares e planilhas que permitem fazer a conciliação de forma mais simplificada, de acordo com a frequência desejada – diária, semanal, mensal ou até semestral. Essa frequência varia de acordo com as necessidades da empresa.

Para realizar uma conciliação, você precisa, primeiro, adotar o hábito de registrar diariamente todas as informações a respeito de entrada e saída, incluindo, caso haja, tarifas e juros. Depois, verifica-se os saldos iniciais e finais, analisa-se os detalhes e, caso necessário, corrige-se os erros encontrados, armazenando todas as informações, notas fiscais, extratos e comprovantes para uma posterior revisão.



Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial:

Administração Financeira na Pequena Empresa
Como Administrar Pequenas Empresas
Como Administrar Pequenas Indústrias

Fonte: Conta Azul Blog – blog.contaazul.com
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!